Como saber se meu nome está sujo, quais os riscos e como limpar?

Não é difícil encontrar uma pessoa com nome sujo. O Brasil possui mais de R$ 253 bilhões em dívidas e o número de inadimplentes não para de crescer.

O resultado mais comum quando um consumidor faz dívidas é a negativação do nome, o famoso ‘nome sujo‘, que resulta em uma série de riscos.

Na prática, o nome sujo implica na restrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que será inscrito em uma base de cadastros de inadimplentes, como o SPC e o Serasa. Este é um procedimento padrão ao qual todo cidadão endividado é submetido.

Quando a dívida é reconhecida pelo consumidor que está com o nome sujo, é necessário negociar condições de pagamento. Neste caso, a restrição no CPF será retirada assim que a primeira parcela for paga.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Ariel França
Ariel França é graduado em Jornalismo pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio) e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Faculdade Unyleya. Redator desde 2010, tem experiência em audiovisual e produz vídeos e Web Stories para o portal FDR.