UFMS divulga calendário para o vestibular 2023; confira

Com oferta de mais de 5 mil vagas, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul divulgou as datas de aplicação do vestibular 2023 e do PASSE. Esses dois processos seletivos são voltados a públicos diferentes; saiba mais.

UFMS divulga calendário para o vestibular 2023; confira
UFMS divulga calendário para o vestibular 2023; confira (Imagem: FDR)

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul divulgou as informações iniciais dos processos seletivos para ingresso em cursos de graduação no próximo ano; a instituição deve aplicar o tradicional vestibular 2023 e o PASSE ainda em 2022.

Vestibular 2023 UFMS

Os editais dos processos seletivos ainda não foram divulgados.

Mas, a instituição já informou alguns detalhes, como a quantidade de vagas que serão disponibilizadas e as datas de aplicação das provas; confira abaixo:

Ao todo, as seleções ofertam 5.525 vagas, sendo 3.347 para o Vestibular e 1.089 para o PASSE; serão oportunidades em todos os 114 cursos da Cidade Universitária e dos câmpus de:

Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

Sobre a aplicação, os exames devem seguir as datas abaixo:

  • A prova do Processo Seletivo do Vestibular UFMS 2023 (PSV-UFMS 2023)
    será realizada em 4 de dezembro de 2022, das 8h até às 13h.
  • A prova do Processo Seletivo do Programa de Avaliação Seriada Seletiva
    (PASSE-UFMS), 1ª, 2ª e 3ª ETAPAS, será realizada em 11 de dezembro de 2022, das 8h até às 13h.

O vestibular é voltado aos estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam dar continuidade aos estudos fazendo uma graduação.

Enquanto o PASSE é voltado aos estudantes do ensino médio, que devem fazer as três provas (no 1º, 2º e 3º anos) e só na última etapa terão a nota final que será usada para concorrer as vagas.

A prova do Vestibular tradicional é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma prova de redação; já a prova do Passe conta apenas com 60 questões objetivas e somente os inscritos na 3ª etapa respondem à prova de redação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.