Após autorização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última semana, as distribuidoras de energia elétrica que atendem os estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Sergipe promoveram reajustes tarifários. Portanto, desde o dia 22 de abril o reajuste já foi aplicado, resultando no encarecimento das contas de luz dos moradores destas localidades.
Veja a seguir como ficou a atualização em cada estado!
Bahia
O reajuste tarifário anual da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), também entrou em vigor no dia 22 de abril. Neste caso, cerca de 6,3 milhões de unidades consumidoras por todo o território baiano deverão arcar com um novo aumento de 20,73% se tratando de um consumidor residencial. A Aneel explicou que, com o fim da bandeira de escassez hídrica, o efeito para o consumidor residencial B1 será de -1,58%.
Ceará
No Ceará o reajuste tarifário nas contas de luz já tem o costume de ser aplicado uma vez ao ano pela Enel Distribuição, a empresa é responsável por atender 3,8 milhões de unidades consumidoras. No acumulado dos últimos 12 meses o ajuste foi de 24,85% em média. Agora, a mais nova alteração já está em vigor desde o dia 22 de abril.
De acordo com a Aneel, o reajuste tarifário foi devidamente aprovado após o fim do período de vigência da bandeira de escassez hídrica, criada no ano passado em virtude das secas provocadas pela falta de chuva. O impacto será diretamente direcionado ao consumidor residencial convencionado, identificado pelo código B1, cujo reajuste nas contas de luz será de 0,09%.
Rio Grande do Norte
A agência reguladora também aprovou o reajuste já aplicado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern). A distribuidora atende 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado, que agora deverão arcar com um reajuste de 19,87%.
É importante mencionar que, os itens que mais afetaram a correção foram os encargos setoriais, os custos de distribuição, bem como a retirada de financiamentos prévios. No entanto, mesmo com o reajuste, a combinação entre o término do prazo de vigência da bandeira e as novas investidas implicam em um impacto tarifário na margem de -4,11% de acordo com a agência.
Sergipe
O estado de Sergipe também fará reajustes nas contas de luz, o qual será repassado pela Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A (ESE). A empresa aplica um aumento de 16,46% na tarifa dos consumidores residenciais para cerca de 825 mil unidades consumidoras no Estado.