O maior investidor que você provavelmente não conhece

Herbert Wertheim é um filho de imigrantes judeus nascido na Filadélfia em 1939. Ainda quando criança, se mudou para Flórida, onde morava em um apartamento em cima da padaria de sua família.

Durante sua infância e adolescência, Herbert tinha dificuldades na escola por conta de sua dislexia e, além disso, costumava passar longos períodos com tribos indígenas para fugir de seu pai abusivo. Esse seu comportamento fez com que aos 17 anos ele fosse detido e julgado por evasão escolar.

Após o julgamento, foi determinado que ele se juntasse à marinha ou ficasse em um centro de detenção juvenil. Herbert optou por entrar para a marinha americana em 1956, uma escolha que mudou sua vida.

Durante o período que passou como membro da marinha, Herbert desenvolveu um interesse grande por física e química enquanto trabalhava com aviação naval. Essa época também foi quando ele começou a investir em ações, utilizando seu salário para comprar ações da Lear Jet, empresa que produz peças para aviação.

Após cumprir seu tempo de serviço na marinha, Herbert guiado por seu interesse em física e química começou a cursar engenharia na Universidade da Flórida, mas não se formou. Entretanto, enquanto estava na faculdade conseguiu uma vaga de trabalho no segmento de instrumentação para voos da NASA. Essa experiência fez com que ele descobrisse uma nova paixão, o olho humano e instrumentos para otimizar a visão.

Devido a expertise que adquiriu enquanto trabalhava com a NASA, ele conseguiu uma bolsa para estudar optometria em Memphis, onde finalmente se formou, na década de 1960. Após formado, Herbert trabalhou por cerca de 12 anos atendendo pacientes pobres no sul da Flórida, enquanto utilizava seu tempo livre para desenvolver novas tecnologias para lentes e estudar sobre investimentos.

Assim, no ano de 1970, Herbert resolveu ser mais sério em relação a suas invenções e criou a Brain Power Inc, empresa focada em tecnologia para visão e lentes. Ela basicamente produzia tinturas estéticas para lentes, óculos com proteção ultravioleta e lentes para tratar certas doenças.

Durante os primeiros anos de existência da empresa, ela possuía receitas pequenas e um crescimento lento. Com o passar das décadas, as patentes e o portfólio de produtos da Brain Power Inc fizeram com que ela alcançasse receitas de 10 milhões de dólares no ano de 2019, após quase 50 anos de sua fundação.

Essa empresa foi muito importante para ele, já que a maior parte de seus lucros eram utilizados para comprar ações. Dessa forma, Herbert conseguiu aumentar seus aportes, ponto crucial para construção de seu patrimônio.

Isso se deve ao fato de que a maior parte da fortuna de mais de 4 bilhões de dólares de Herbert não ter sido obtida por meio de seus negócios e sim através de investimentos em ações. Como dito anteriormente, Herbert começou a investir na bolsa com aportes pequenos quando estava na marinha. Desde essa época, ele nunca parou de aportar e o valor investido era cada vez maior.

Como investidor, sua estratégia se assemelha às filosofias de Peter Lynch e Warren Buffet, já que ele busca comprar empresas dentro de seu círculo de competência e manter suas posições para sempre, se possível. Além disso, é um entusiasta dos dividendos.

Por ter um conhecimento técnico muito grande devido a suas experiências profissionais, Herbert não se prendia a métricas financeiras tradicionais. Ele baseava suas decisões usando sua sabedoria para avaliar o portfólio de produtos e serviços, além do know-how dos gestores em desenvolver novas tecnologias nas empresas.

Devido a essa característica, ele tendia a comprar ações de empresas de tecnologia, como IBM, 3M e Intel. Além disso, também possui ações de empresas de aviação, como a Lear Jet, que comprou enquanto ainda estava na marinha, e a Heico, empresa de tecnologia aeroespacial, na qual ele é o maior acionista individual.

Vale também destacar seus dois maiores sucessos nos investimentos: Apple e Microsoft. Herbert comprou mais de 1 milhão de ações da Apple em seu IPO. Atualmente Herbert possui cerca de 200 milhões de dólares em ações da companhia, com um retorno anualizado de cerca de 18% desde seu IPO.

Já no caso da Microsoft, Herbert comprou ações durante o IPO em 1986. Por entender muito de computadores, ele acreditava que a empresa estava bem-posicionada no mercado e conseguiria desenvolver grandes vantagens competitivas. Atualmente essa participação é responsável por aproximadamente 200 milhões de dólares em seu portfólio, com um retorno anualizado próximo a 25%.

Com seu sucesso no mundo de negócios e principalmente nos investimentos, Herbert conseguiu sair da pobreza e superar as dificuldades que passou até o fim de sua adolescência em um horizonte de cerca de 20 anos. Atualmente, aos 83 anos, segue utilizando a filosofia de buy and hold e é a 289a pessoa mais rica do mundo de acordo com a Forbes. Além disso, também é um filantropo, que já doou mais de 100 milhões de dólares para universidades públicas na Flórida.