Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova

Esse é o penúltimo ano de aplicação do Enem nos moldes que estamos acostumados. Em breve, com a total implementação do Novo Ensino Médio, o exame também deve ser afetado e passar por remodelação.

Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova
Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova (Imagem: FDR)

A expectativa é que de o Exame Nacional do Ensino Médio continue sendo a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil, no entanto, com as alterações feitas no ensino médio, ele também terá que ser remodelado.

As mudanças podem ser consideradas benéficas para quem está vivenciando essa implementação na educação básica.

No entanto, quem já concluiu o ensino médio há alguns anos pode estranhar a forma como o exame será aplicado.

Mudanças no Enem

Ainda não se tem de fato uma decisão tomada sobre como será a prova, até porque o foco foi desviado para as investigações que acontecem no Ministério da Educação.

Há especulações de que o exame possa passar a ter questões abertas ou que adote um modelo parecido com o vestibular de instituições federais tradicionais, como a UFMG.

Pela proposta apresentada pelo Ministério da Educação e o parecer do CNE, o exame pode passar a ser aplicado em duas etapas.

A primeira seria composta apenas de questões de múltipla escolha com conteúdo de formação geral, além da redação.

Enquanto a segunda seria formada por conteúdos relacionados aos itinerários formativos, os mesmos que passarão a ser adotados em todo o ensino médio até 2024.

Com isso, o estudante terá que escolher as provas que fará na segunda fase.

Isso porque a primeira será comum a todos os inscritos, lembrando que essa segunda fase deve estar relacionada ao curso que o estudante pretende concorrer.

Para o novo Enem, são propostos quatro blocos de cursos e áreas.

Assim, as instituições terão que considerar o desempenho nas duas fases. Além disso, nesse novo modelo a prova de redação terá um peso ainda maior do que possui atualmente.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.