Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova

Esse é o penúltimo ano de aplicação do Enem nos moldes que estamos acostumados. Em breve, com a total implementação do Novo Ensino Médio, o exame também deve ser afetado e passar por remodelação.

Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova
Enem: confira como deve ser o novo modelo de prova (Imagem: FDR)

A expectativa é que de o Exame Nacional do Ensino Médio continue sendo a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil, no entanto, com as alterações feitas no ensino médio, ele também terá que ser remodelado.

As mudanças podem ser consideradas benéficas para quem está vivenciando essa implementação na educação básica.

No entanto, quem já concluiu o ensino médio há alguns anos pode estranhar a forma como o exame será aplicado.

Mudanças no Enem

Ainda não se tem de fato uma decisão tomada sobre como será a prova, até porque o foco foi desviado para as investigações que acontecem no Ministério da Educação.

Há especulações de que o exame possa passar a ter questões abertas ou que adote um modelo parecido com o vestibular de instituições federais tradicionais, como a UFMG.

Pela proposta apresentada pelo Ministério da Educação e o parecer do CNE, o exame pode passar a ser aplicado em duas etapas.

A primeira seria composta apenas de questões de múltipla escolha com conteúdo de formação geral, além da redação.

Enquanto a segunda seria formada por conteúdos relacionados aos itinerários formativos, os mesmos que passarão a ser adotados em todo o ensino médio até 2024.

Com isso, o estudante terá que escolher as provas que fará na segunda fase.

Isso porque a primeira será comum a todos os inscritos, lembrando que essa segunda fase deve estar relacionada ao curso que o estudante pretende concorrer.

Para o novo Enem, são propostos quatro blocos de cursos e áreas.

Assim, as instituições terão que considerar o desempenho nas duas fases. Além disso, nesse novo modelo a prova de redação terá um peso ainda maior do que possui atualmente.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.