- Saiba como reativar sua conta do Caixa Tem;
- Valor do Auxílio Brasil e FGTS pode ser transferido para outra conta bancária;
- Entenda como utilizar a poupança digital.
Auxílio Brasil e saque emergencial do FGTS estão disponíveis no Caixa Tem. Na última semana, o Governo Federal iniciou os repasses financeiros de ambos os projetos. Para ter acesso a quantia, o cidadão precisa logar no aplicativo da poupança social. Abaixo, saiba como reativar seu cadastro e fazer transferências.
Criado em 2020, o Caixa Tem se consolidou como a principal plataforma para pagamentos associados ao Governo Federal. É por meio da poupança digital que a população recebe os valores de programas como o Auxílio Brasil, Vale Gás, FGTS, entre outros.
Atualmente, os repasses em andamento são do Auxílio Brasil, cujo valor mensal é de até R$ 451, e o saque extraordinário do FGTS com uma mensalidade única de R$ 1 mil. Para quem perdeu a senha ou não se conecta no app do Caixa Tem há meses é possível recuperar o acesso.
Como reativar minha conta no Caixa Tem?
Para reativar os serviços da sua poupança digital, siga os passos abaixo:
- Para começar, baixe a versão mais atualizada do Caixa Tem;
- Em seguida, abra o Caixa Tem (Android / iOS);
- Não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG (identidade) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para não errar nas informações prestadas;
- Prossiga fazendo o login com seu CPF e senha;
- Ao chegar na tela inicial, busque pela opção “Atualize seu cadastro” e toque nela;
- Depois vá em “Entendi, vamos começar”;
- A partir daí, confira se seu endereço está correto e atualizado. Se estiver tudo certo, confirme em “Sim, está correto” ou, caso contrário, edite com as informações necessárias;
- Informe seu local de nascimento e responda as perguntas que vão aparecer na tela;
- Toque em “Próximo” e verifique os dados informados;
- Toque em “Continuar” e siga as instruções para enviar as imagens do seu documento.
Como fazer transferência de valores para outras contas bancárias?
Apesar do abono ser pago pelo app, o cidadão pode enviar a quantia para outra conta bancária de sua mesma titularidade. A transição é gratuita e deve ser feita seguindo as etapas abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “transferir dinheiro”, no menu principal;
- Ao clicar, um chat automático será iniciado para fazer a transação;
- Logo após, serão disponibilizadas três opções: digitar o número da agência e conta de destino, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Caso opte por digitar os números, selecione o banco desejado, digite o número da agência e da conta quando solicitado;
- O próximo passo é enviar o tipo de conta de destino, o CPF do destinatário e o nome da pessoa;
- O chat mostrará as informações enviadas e, caso esteja tudo certo, clique em “sim”;
- Depois, será solicitado a sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem;
- Pronto, o dinheiro vai ser transferido.
Como fazer saque utilizando o código do Caixa Tem?
Outra forma de acessar a quantia é indo presencialmente em uma agência Caixa. Nos caixas eletrônicos, o cidadão pode informar o código de saque que é disponibilizado no app da poupança digital.
Para isso, cumpra as seguintes etapas:
- Acesse a sua conta poupança digital no aplicativo;
- Feito isso, toque na opção saque e informar o valor que deseja sacar;
- Ao informar o valor, um código será gerado;
- O beneficiário vai anotar este código e através dele realizar o saque em caixa eletrônico ou na lotérica.
- Vá até um terminal de autoatendimento da Caixa;
- Toque no botão “Entra” do teclado;
- Selecione a opção “Saque Auxílio Emergencial”;
- Coloque o número do seu CPF e clique no botão “Confirmar”;
- Digite o código de seis dígitos que foi gerado no aplicativo Caixa Tem e aperte o botão “Confirmar”;
- Selecione um valor para saque e aperte o botão “Entra”.
- Ao finalizar, o valor escolhido será entregue em seguida.