Qual é a importância da nota de crédito para o consumidor?

Cada vez mais o consumidor brasileiro tem buscado informações referentes ao seu próprio histórico de crédito. Também conhecido como score ou cadastro positivo, a nota de crédito indica o risco de inadimplência, além das chances de conseguir um empréstimo ou crediário.

Consumidor de olho na nota de crédito

A pontuação de crédito do consumidor pode ir de 0 a 1000, desse modo, quanto maior a nota, menor o risco de se tornar inadimplente. A consulta é gratuita e pode ser feita através do site da Serasa. Com uma nota alta, o consumidor tem acesso a mais oportunidades no mercado, como a facilidade de tirar empréstimos.

De acordo com informações da terceira edição da Sondagem Educação Financeira e Nota de Crédito, realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, a ANBC, oito em cada dez consumidores brasileiros conhecem o significado de nota de crédito. Cenário bastante positivo, em comparação aos dados de maio de 2021, quando o levantamento apontava um índice de seis em cada dez.

A pesquisa ainda aponta que 74% dos brasileiros afirmam conhecer sua pontuação, no levantamento de 2021, o índice havia registrado 44%. Entre os consumidores que conhecem seu próprio score, 96% contam que tomaram conhecimento por iniciativa própria.

Os resultados do estudo apontam um crescimento no interesse do brasileiro em conhecer suas condições de crédito e entender mais sobre finanças pessoais. 

Aumento no número de  inadimplentes no país

Apesar do aumento do número de brasileiros que conhecem sua nota de crédito, cresce também no país o número de endividados e inadimplentes. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a Peic, divulgada no início de março, cerca de 12,5 milhões de pessoas encerraram o mês de fevereiro endividadas, o número representa 76,6% das famílias do país. 

O grau de endividamento é o maior dos últimos 12 anos, e ao menos 10,5% dos endividados, o que representa 1.215.816 de pessoas, não conseguirão quitar suas dívidas ou pagar suas parcelas, seguindo inadimplentes.

Importância da nota de crédito para as finanças do consumidor

Diante da atual situação econômica, com o bolso do consumidor sendo atingido, reduzir o número de inadimplentes não parece uma tarefa fácil. Por isso, estar atento à sua situação em particular é essencial para evitar ser mais um endividado e inadimplente no país.

Acompanhar sua nota de crédito é um bom caminho para auxiliar no desenvolvimento da sua educação financeira. Construir um bom histórico lhe permitirá ter acesso a vantagens quando necessitar de crédito, permitindo maior movimentação das suas atividades econômicas, sem perder o controle das suas finanças.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.