Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego

A busca por um emprego pode ser um grande desafio que inicia muito antes de o candidato sentar à frente dos recrutadores. Especialista do Grupo MRH dá dicas para obter êxito em entrevistas de emprego.

Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego
Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego (Imagem: FDR)

Conseguir uma entrevista é uma grande oportunidade e o desempenho pode ser determinante para a conquista da vaga.

De acordo com Valeria Mota, Gerente Executiva de Seleção do grupo MRH, o candidato precisa se preparar e montar um plano de ação para este momento, que pode ser decisivo para a permanência no processo seletivo.

“O profissional deve pensar como conectar suas ideias com a demanda da empresa e como elucidar os pontos que conversem com a vaga que está sendo aplicada”, explica.

Adote uma postura aberta

Mantenha contato visual com o entrevistador, evite excesso de gesticulações, fale com o tom de voz calmo e tranquilo. Uma boa dica é trabalhar a respiração, melhorando o raciocínio e minimizando a ansiedade.

 Tenha uma narrativa concreta

Uma postura ativa e aberta requer uma narrativa que transpareça a sua autoconfiança. É relevante que o candidato analise o próprio currículo, ressaltando pontos positivos, resultados de projetos, assim como habilidades e conhecimentos.

 Pesquise sobre a empresa

Pesquise sobre a empresa e tente levantar o máximo de informações possíveis procurando entender quais são os desafios atuais, perspectivas e valores da empresa.

O regime remoto se tornou uma alternativa para as empresas desde que a pandemia começou e, assim como na dinâmica laboral, os processos seletivos também migraram para as plataformas on-line.

De acordo com Valéria, desde 2020, 85% das seleções passaram a ser remotas.

Mesmo de forma online, o recrutador continua analisando criteriosamente o candidato; por isso, adotar algumas posturas e precauções continua sendo importante.

Escolha um bom local

Lembre sempre que o foco da entrevista é você. Logo, evite chamar atenção para outros pontos, como paisagens, móveis, outras pessoas passando ao fundo e ruidos.

Olhe para a câmera

Quando estiver falando, olhe diretamente para a câmera, gerando contato visual.

Vista-se de forma adequada

A entrevista online não se torna menos formal. Por isso, busque vestir-se de acordo com a proposta da empresa.

Cheque sua conexão com a internet

Um dos pontos mais importantes é garantir uma boa conexão com a internet. Faça isso com antecedência escolhendo aparelhos e lugares que tenham melhor desempenho.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.