Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego

A busca por um emprego pode ser um grande desafio que inicia muito antes de o candidato sentar à frente dos recrutadores. Especialista do Grupo MRH dá dicas para obter êxito em entrevistas de emprego.

Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego
Confira dicas preciosas para se dar bem numa entrevista de emprego (Imagem: FDR)

Conseguir uma entrevista é uma grande oportunidade e o desempenho pode ser determinante para a conquista da vaga.

De acordo com Valeria Mota, Gerente Executiva de Seleção do grupo MRH, o candidato precisa se preparar e montar um plano de ação para este momento, que pode ser decisivo para a permanência no processo seletivo.

“O profissional deve pensar como conectar suas ideias com a demanda da empresa e como elucidar os pontos que conversem com a vaga que está sendo aplicada”, explica.

Adote uma postura aberta

Mantenha contato visual com o entrevistador, evite excesso de gesticulações, fale com o tom de voz calmo e tranquilo. Uma boa dica é trabalhar a respiração, melhorando o raciocínio e minimizando a ansiedade.

 Tenha uma narrativa concreta

Uma postura ativa e aberta requer uma narrativa que transpareça a sua autoconfiança. É relevante que o candidato analise o próprio currículo, ressaltando pontos positivos, resultados de projetos, assim como habilidades e conhecimentos.

 Pesquise sobre a empresa

Pesquise sobre a empresa e tente levantar o máximo de informações possíveis procurando entender quais são os desafios atuais, perspectivas e valores da empresa.

O regime remoto se tornou uma alternativa para as empresas desde que a pandemia começou e, assim como na dinâmica laboral, os processos seletivos também migraram para as plataformas on-line.

De acordo com Valéria, desde 2020, 85% das seleções passaram a ser remotas.

Mesmo de forma online, o recrutador continua analisando criteriosamente o candidato; por isso, adotar algumas posturas e precauções continua sendo importante.

Escolha um bom local

Lembre sempre que o foco da entrevista é você. Logo, evite chamar atenção para outros pontos, como paisagens, móveis, outras pessoas passando ao fundo e ruidos.

Olhe para a câmera

Quando estiver falando, olhe diretamente para a câmera, gerando contato visual.

Vista-se de forma adequada

A entrevista online não se torna menos formal. Por isso, busque vestir-se de acordo com a proposta da empresa.

Cheque sua conexão com a internet

Um dos pontos mais importantes é garantir uma boa conexão com a internet. Faça isso com antecedência escolhendo aparelhos e lugares que tenham melhor desempenho.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.