Fies: renovações do programa podem ser feitas até o final do mês

Após prorrogação feita pelo FNDE, os estudantes têm até o próximo dia 30 de abril para fazer a renovação do Fies. O aditamento é feito de forma totalmente virtual e deve ser feito pelos usuários do programa com contratos firmados até 2017.

Fies: renovações do programa podem ser feitas até o final do mês
Fies: renovações do programa podem ser feitas até o final do mês (Imagem: FDR)

Termina na próxima semana o prazo para o aditamento de dilatação e transferência dos contratos de financiamento no Fies.

O procedimento, referente ao primeiro semestre letivo desse ano, deve ser feito por todos os estudantes que fazem uso do financiamento e firmaram contrato até o segundo semestre de 2017.

Vale lembrar que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já prorrogou esse período e, possivelmente, não deve ser novamente estendido; o aditamento deve ser feito tanto por quem deseja a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, quanto pelo estudante que deseja ampliar o prazo de utilização do financiamento.

O que é aditamento do Fies?

Aditamento é o mesmo que renovação, ou seja, é quando você, estudante, manifesta o interesse de continuar utilizando o Fies, esse procedimento deve ser feito em todo o semestre e é importantíssimo para garantir a continuidade da vaga.

Como fazer a renovação do Fies?

Para fazer esse procedimento você precisa seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site Sisfies;
  • Com a página carregada, clique em “Aditamento do contrato”;
  • Informe o CPF e a senha cadastrada;
  • Insira o código de ativação e depois clique em “Entrar”;
  • Na tela seguinte, você terá que conferir as suas informações e, caso elas estejam corretas;
  • Após isso, você terá duas alternativas na tela, SIM e NÃO, caso não deseje fazer nenhuma alteração, basta clicar em não e prosseguir com o procedimento;
  • Clique em “Confirmar Aditamento”;
  • Aparecerá uma nova tela exibida com dois modelos de aditamento: simplificado ou não simplificado; escolha uma das opções e depois prossiga com a impressão do documento clicando em “Imprimir comprovante”;
  • Feito isso, será enviado um e-mail de confirmação pelo FNDE confirmando a realização do aditamento.

Segundo o portal do programa, o Aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Já o aditamento não simplificado ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.