Vestibular 2022: Universidade baiana divulga calendário e abre período de isenção

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia divulgou as datas do seu vestibular 2022 com oferta de vagas nos três campis. Os estudantes já podem consultar o edital da seleção e até solicitar a isenção.

Vestibular 2022: Universidade baiana divulga calendário e abre período de isenção
Vestibular 2022: Universidade baiana divulga calendário e abre período de isenção (Imagem: FDR)

Depois de um ano sem aplicação de provas, a UESB divulgou o edital do seu vestibular 2022 e, inclusive, já abriu o período de solicitação de isenção da taxa; enquanto as provas de seleção serão aplicadas nos dias 5 e 6 de junho.

A quantidade de vagas que serão oferecidas nessa seleção ainda não foi informada pela instituição, mas, já se sabe que os estudantes terão opções de curso nos três campis: Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié.

Isenção no Vestibular 2022 Uesb

Podem concorrer à isenção aqueles estudantes que são:

  • Optantes do Sistema de Reserva de Vagas (étnico racial e escola pública);
  • Optantes da modalidade Cotas Adicionais (quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência);
  • Oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares, sem fins lucrativos; oriundos da Rede Pública de Ensino do Brasil optantes pela modalidade de Ampla Concorrência; servidores da Uesb e seus dependentes;
  • Funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb; estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação;
  • Servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes;
  • Alunos matriculados no Universidade Para Todos, nos anos de 2020 e 2021, que se enquadrem nos critérios.

Além disso, os vestibulandos que desejam a isenção não podem ter diploma de nível superior; não devem estar matriculados em Instituição de Ensino Superior.

Eles ainda devem ter concluído ou estar concluindo, no ano de 2022, o Ensino Médio regular ou por meio de exames supletivos ou cursos equivalentes em instituição da Rede Pública de Ensino.

Essa última regra não se aplica aos seguintes grupos: Optantes da modalidade de Cotas Adicionais; servidores da Uesb e as outras Universidades Estaduais da Bahia, bem como seus dependentes; estagiários e terceirizados que estejam servindo à Uesb.

O prazo para solicitar a isenção é de 19 a 25 de abril e o pedido pode ser feito clicando aqui. Maiores informações podem ser encontradas no Edital 073/2022.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.