Não saquei meu salário do Auxílio Brasil na data convocada, o que fazer?

Pagamentos do Auxílio Brasil foram retomados. Na última semana, o Ministério da Cidadania passou a fazer os novos repasses do seu projeto social. As convocações estão sendo realizadas de acordo com o número final do NIS. Abaixo, saiba o que fazer se perder o seu prazo.

Não saquei meu salário do Auxílio Brasil na data convocada, o que fazer? (Imagem: FDR)
Não saquei meu salário do Auxílio Brasil na data convocada, o que fazer? (Imagem: FDR)

O Auxílio Brasil tem sido a principal fonte de renda de cerca de 18 milhões de brasileiros. Se você é um beneficiário, precisa ficar atento ao calendário de pagamentos. Em abril, os depósitos foram iniciados na última quinta-feira (14) e se manterá até o próximo dia 29.

Como de costume, o calendário é feito com base no número final do NIS, buscando evitar aglomerações nas agencias bancárias. Recomenda-se que o cidadão se dirija até uma unidade da Caixa dentro do prazo que vou convocado no cronograma abaixo, porém o saque final pode ser feito em até 90 dias.

Perdi o prazo de saque do Auxílio Brasil, o que fazer?

Se você não pode ir até uma agencia da Caixa no dia do seu depósito, fique tranquilo. O abono repassado para o Caixa Tem pode ser utilizado virtualmente. No entanto, havendo a necessidade de saque há três meses para realiza-lo.

Após esse período o abono pode ser suspenso e seu cadastro no Auxílio Brasil ser encerrado. Isso acontece porque o Governo Federal irá subentender que você não necessita do salário social uma vez em que não utilizou a quantia necessária.

Ou seja, a movimentação ao menos no Caixa Tem é indispensável para manter a concessão das mensalidades futuras.

Como fazer o saque do Auxílio Brasil?

  • O saque é realizado sem cartão, então clique no botão “Entra” do teclado do caixa eletrônico.
  • Clique no botão “Saque Auxílio Emergencial”.
  • Digite o número do seu CPF e clique no botão “Confirmar”.
  • Digite o código de seis dígitos que foi gerado no aplicativo Caixa Tem e aperte o botão “Confirmar”.
  • Escolha um valor para saque e aperte o botão “Entra”.
  • Aguarde a liberação do dinheiro.

Calendário do Auxílio Brasil em abril

  • NIS final 1: 14 de abril
  • NIS final 2: 18 de abril
  • NIS final 3: 19 de abril
  • NIS final 4: 20 de abril
  • NIS final 5: 22 de abril
  • NIS final 6: 25 de abril
  • NIS final 7: 26 de abril
  • NIS final 8: 27 de abril
  • NIS final 9: 28 de abril
  • NIS final 0: 29 de abril

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.