Enem 2022: Inscrições para docentes elaboradores do exame terminam em breve

O INEP está recebendo inscrições de professores para participação na elaboração do Enem 2022. Um dos requisitos é fazer parte do Banco Nacional de Itens, as questões do BNI serão utilizadas para elaboração da prova desse e outros exames.

Enem 2022: Inscrições para docentes elaboradores do exame termina em breve
Enem 2022: Inscrições para docentes elaboradores do exame termina em breve (Imagem: FDR)

Até o próximo dia 24 de abril o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe inscrições para vagas de servidores de apoio para atividades de elaboração do Enem 2022.

Os novos contratados vão substituir os servidores que declararam estarem impedidos de atuar na elaboração dessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Os selecionados receberão R$ 400 por dia trabalhado.

Inscrições para elaboradores do Enem 2022

Ao todo a oferta é de 10 vagas, sendo 3 para as áreas de linguagens e matemática, cada, e duas para as áreas de ciências da natureza e ciências humanas, cada; os requisitos são:

  • Fazer parte do Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep;
  • Ter diploma de curso de graduação na área pretendida;
  • Ter realizado capacitações do Instituto para elaboração de itens.

Além disso, o candidato também deve ter experiência em atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação vinculado à área para a qual o profissional pretende efetuar inscrição.

E precisa comprovar o vínculo com a instituição de educação superior através do envio da “Declaração de Exercício de Atividade Docente”, conforme anexo II do edital; lembrando que é necessária a assinatura do coordenador de curso ou diretor da instituição.

É proibida a participação de:

Servidores efetivos ou comissionados do Inep, do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou estar em exercício em algum deles.

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do Formulário.

No momento da inscrição, o docente deverá anexar no formulário:

  • Diploma de graduação,
  • Além de assinar, via sistema, o “Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo”, exposto no anexo II do edital; o “Termo de Responsabilidade”, presente no anexo III; e a “Declaração de Exercício de Atividade Docente”, conforme anexo I.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.