Dados de clientes que possuem cartão de crédito do Banco Pan são vazados

Foi confirmado pelo Banco Pan o vazamento de dados de clientes, como dados cadastrais, limites dos cartões de crédito e de saldo devedor da fatura. No entanto o banco não falou sobre a quantidade de clientes que foram atingidos pelo vazamento.

O Pan, que anteriormente se chamava Banco Panamericano, é controlado atualmente pelo BTG Pactual e mantém capital aberto na bolsa de valores brasileira, B3, possui 17 milhões de clientes e 13 milhões de clientes de seu cartão de crédito, de acordo com dados do último trimestre. 

Ao ser procurado pelo portal InfoMoney, o Pan não disse o motivo de não ter feito nenhum comunicado oficial aos acionistas. Mesmo tendo confirmado para a imprensa o vazamento de dados, não foi feita nenhuma menção sobre o ocorrido no site de Relações com Investidores nem na CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Segundo comunicado do banco enviado ao portal InfoMoney, o vazamento de dados aconteceu por conta de “uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões” e que a vulnerabilidade “permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível de cartão saldo devedor de fatura”.

Porém, o Pan garantiu que não foram vazados “números completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco” e anunciou a contratação de uma consultoria independente para verificar o vazamento.

“Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa”, disse o banco no comunicado. “Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e que todas as autoridades competentes foram notificadas”.

Pan 

Banco PAN é um banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo, controlado pelo BTG Pactual. Atua nas áreas de cartões de crédito, crédito consignado, financiamento de veículos, investimentos de renda fixa e banco digital. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.