FGTS: novo saque começa na próxima quarta (20); confira se você pode receber

Uma das medidas anunciadas pelo governo para estimular a economia, o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS começa na próxima quarta-feira (20). Os trabalhadores serão contemplados de acordo com o mês em que fazem aniversário.

Os aniversariantes de janeiro serão os primeiros a receber o crédito em uma conta-poupança social digital da Caixa, no dia 20 de abril. Depois, no dia 30 de abril, num sábado, será a vez de quem nasceu no mês de fevereiro. Mais sete grupos serão contemplados em maio e os últimos três grupos em junho. Os últimos depósitos serão realizados em 15 de junho, para quem nasceu em dezembro. (confira o calendário abaixo)

Abaixo você pode conferir como funcionará o saque do FGTS e quem tem direito à medida.

Calendário do saque extraordinário do FGTS

  • Nascidos em janeiros – recebem em 20 de abril
  • Nascidos em fevereiro – recebem em 30 de abril
  • Nascidos em março – recebem em 4 de maio
  • Nascidos em abril – recebem em 11 de maio
  • Nascidos em maio – recebem em 14 de maio
  • Nascidos em junho – recebem em 18 de maio
  • Nascidos em julho – recebem em 21 de maio
  • Nascidos em agosto – recebem em 25 de maio
  • Nascidos em setembro – recebem em 28 de maio
  • Nascidos em outubro – recebem em 1º de junho
  • Nascidos em novembro – recebem em 8 de junho
  • Nascidos em dezembro – recebem em 15 de junho

Saque extraordinário do FGTS: quem pode receber?

O saque será liberado para todos os trabalhadores com saldo disponível no FGTS. Serão consideradas tanto a conta do emprego atual, como as contas de empregos anteriores. A prioridade para retirada de dinheiro será dada às contas antigas (inativas), começando pelas de menor saldo.

Como funcionará o saque extraordinário

O saque extraordinário do FGTS, na verdade, consistirá de uma transferência de recursos do fundo para uma conta-poupança social digital da Caixa. O valor máximo que poderá ser retirado é R$ 1 mil, mas o valor exato dependerá do saldo que o trabalhador tiver nas contas do FGTS. Valores bloqueados para o empréstimo com garantia de saque aniversário não serão considerados.

Depois que o depósito for realizado, o trabalhador poderá movimentar o dinheiro pelo app Caixa Tem, sendo possível fazer transferências para outras contas, inclusive de outros bancos, pagar contas, fazer compras e solicitar o saque em caixas eletrônicos e lotéricas.

O trabalhador pode consultar se tem direito ao saque extraordinário pelo app FGTS e pelo site da Caixa. Pelo aplicativo, também é possível consultar a data do depósito e o saldo atual da conta, além de acessar outros recursos.

E se eu não receber o depósito?

Quem não receber o depósito na data prevista poderá fazer uma solicitação pelo app FGTS. É preciso usar a versão mais recente do aplicativo. Depois de fazer login, clique em “Saque Extraordinário” > “Ver contas FGTS liberadas” > “Solicitar saque” > “Confirmar”.

E se eu não quiser realizar o saque?

Quem não quiser aproveitar o saque extraordinário poderá solicitar, pelo app FGTS, a não realização do depósito até a data prevista. Depois que o depósito for realizado, é possível solicitar, também pelo app, a devolução do recurso ao FGTS, até o dia 10 de novembro. Por último, há a opção de não movimentar o dinheiro depositado na conta-poupança social da Caixa e esperar que ele retorne automaticamente para o fundo, com correções, depois de 15 de dezembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.