Empresas fecham balanços e distribuem 52% do resultado de 2021; como ganhar dinheiro com isso?

Pontos-chave
  • Dividendos distribuídos pelas empresas foram maiores em 2021
  • Petróleo, gás e derivados e telecomunicação foram os setores que mais distribuíram lucros
  • Entenda o que são dividendos

De acordo com um levantamento realizado a pedido do portal InfoMoney pela MZ Group, as empresas listadas na B3 comunicaram a distribuição de 52,39% de seus lucros líquidos em forma de dividendos e juros sobre capital próprio no último ano. A proporção superou o registrado em 2020, quando as empresas distribuíram 44,6% de seu lucro líquido para remunerar os acionistas.

A base para o levantamento foram 272 empresas listadas na bolsa de valores brasileira, em meio aquelas com maior volume negociado, e as propostas de administração sobre a destinação de recursos remetidas à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ao longo  sa temporada de divulgação de balanços de 2021, que terminou em 31 de março.

Os setores que distribuíram um percentual mais alto de seu lucro líquido para os acionistas nos últimos dois anos foram Petróleo, gás e derivados e telecomunicação.

O setor de petróleo, gás e derivados destinou, em 2020, 99% de seu lucro líquido para o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP), de acordo com um levantamento da MZ. Já no último ano, foi distribuído um total de 87%.

O setor de telecomunicações, por sua vez, em 2020, distribuiu 90% de seu lucro líquido. No ano passado, a porcentagem caiu para 77%.

Ao considerar somente o último ano, o setor de saúde fica no terceiro lugar do ranking  de proventos distribuídos em relação ao lucro líquido. O setor distribuiu 68% de seu lucro líquido para remunerar seus acionistas.

Entenda o que são dividendos e como lucrar com eles

Os dividendos são uma parte do lucro líquido das empresas que é distribuída entre  seus  acionistas como forma de remuneração. O pagamento dos proventos dos acionistas podem ser efetuados em dinheiro, ações, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP). Depois das empresas decidirem a maneira que irão fazer, os dividendos são creditados diretamente na sua conta na corretora.

Vamo falar aqui sobre o Juros sobre Capital Próprio (JCP). Ele é um tipo de provento similar aos dividendos. Porém, no caso dos JCP, o investidor passa por uma tributação de 15% de Imposto de Renda retido na fonte. 

No entanto, a empresa pagadora tem isenção fiscal, e, por com conta disso, está apta a distribuir uma maior quantidade de lucros deste tipo.

É importante ressaltar que os pagamentos efetuados em dinheiro ou em ações dependem do quantidade de ações que o investidor já tem. Desta forma, quem possui 500 ações de determinada empresa irá ganhar lucros mais altos em comparação com quem possui 100 ações da mesma empresa.

  • Como investir em ações que pagam dividendos 

Para iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores, é preciso primeiramente abrir uma conta em uma corretora de valores.

Após a abertura da conta, é preciso enviar o dinheiro para começar seu investimento. Efetue uma transferência de seu banco para a conta da corretora, através de uma DOC ou TED.

Seguindo as recomendações dos analistas a respeito das melhores oportunidades disponíveis no momento, a tarefa de escolher fica mais fácil. É importante escolher as ações sempre priorizando uma carteira com uma estratégia bem definida.

Se voce realmente procura um ganho de capital, utilize os lucros obtidos para comprar mais ações e potencializar os lucros que você ganhará na próxima distribuição de proventos.

Expectativas para 2022

De acordo com especialistas procurados pelo InfoMoney, eles acreditam que este ano, os proventos distribuídos pelas empresas serão maiores em comparação com o ano passado.

De acordo com Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, o mercado já está aumentando as suas estimativas de lucro por ação, em especial no Ibovespa, comprovando que as as empresas podem vir a conceder proventos mais altos em 2022.

“Principalmente quando olhamos para empresas voltadas a commodities ou petrolíferas, que estão com uma geração de caixa muito forte dado o patamar atual do petróleo”, disse ele.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.