Preço dos imóveis está subindo menos do que a inflação; é a hora de comprar?

Preço dos imóveis está subindo menos do que a inflação. Consumidores questionam se é a hora certa para comprar.

O aumento no preço de imóveis residenciais registrado no primeiro trimestre de 2022 foi de em média 1,58%, a informação é do Índice FipeZap, recentemente divulgado na primeira semana de abril. O que chama atenção é que a variação se mostra menor do que a inflação ao consumidor que marcou 2,63%. Segundo especialistas, os números apontam que essa é a hora certa para a compra de um imóvel, uma boa notícia para quem estava aguardando o momento ansiosamente.

Bom momento para comprar

De acordo com o diretor executivo da ACT, a Assessoria para Crédito Imobiliário, Antônio Carlos Oliveira, as vantagens do momento se mostram boas tanto para quem vai comprar um imóvel pela primeira vez, quanto para quem pretende aumentar seu patrimônio.  “Se o comprador está adquirindo o primeiro imóvel, vai trocar o aluguel — um gasto sem retorno algum — por uma prestação, que representa investimento. Se o adquirente já possui imóvel, a aquisição de uma nova unidade também é oportuna porque o patrimônio tende a se valorizar”, afirma Oliveira.

O Índice FipeZap monitorou 50 cidades brasileiras e como resultado registrou que a alta nominal dos preços residenciais do início do ano abrange ao menos 40 delas, outro ponto observado no estudo é de que cerca de 15 capitais estão incluídas, sendo Goiânia a que apresentou maior variação, com +6,95%. No Nordeste, a cidade com maior índice foi Maceió, com +3,72%, seguido de Fortaleza, com +3,34%; Salvador, com +2,22%; e Recife, com +1,03%

Juros do financiamento não acompanha alta da Selic

De acordo com Antônio Carlos Oliveira, os juros do financiamento não seguem a alta apresentada pela taxa Selic e afirma “Isso faz com que as prestações se ajustem melhor ao bolso do comprador de um imóvel”. O matemático ainda observa que os materiais usados na construção civil não apresentam aumento nos preços no momento atual, o que reflete de maneira positiva nos preços dos imóveis. “Portanto, quem puder comprar agora utilizando o financiamento imobiliário vai aproveitar um bom momento”, conta o especialista.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.