Foi aprovado um novo reajuste dos salários dos servidores em 5%. Inicialmente a ideia era conceder o benefício apenas a alguns funcionários, mas, após pressão, isso mudou.
Na última quarta-feira, 13, o Governo Federal decidiu conceder um reajusta de 5% a todos os servidores públicos federais.
O custo total da medida deve ser de R$ 6 bilhões durante todo esse ano.
Reajuste nos salários de servidores federais
A decisão de acrescer a remuneração mensal dos servidores vem sendo debatida há algum tempo.
Inclusive, o Palácio do Planalto fez pressão nos últimos dias para a chegada em uma decisão ainda nessa semana.
Acontece que o Governo Federal não tem o montante necessário para realizar esse reajuste, dispondo apenas de R$ 1,7 bilhão para reajustes ou reestruturações de carreiras de servidores neste ano.
Assim, para cobrir o valor que ainda será necessário o Governo Federal deve realizar um corte linear nas despesas discricionárias dos ministérios.
Ainda não foi informado quais pastas serão afetadas.
A primeira classe que deve receber esse reajuste são os Policiais Federais, no entanto, a porcentagem não agradou muito algumas classes.
“O reajuste de 5% é muito pequeno diante da inflação acumulada no governo Jair Bolsonaro já ser superior a 20%. Se concretizada, essa proposta pode significar o início de negociação, mas, para nós, é insuficiente”, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, o Sinal, Fabio Faiad.
Esse percentual é muito abaixo do que está sendo reivindicado pela maioria dos sindicatos, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
“Mas a carestia, com aumento de combustíveis e desemprego, tem prejudicado o sustento dos servidores. Estamos em pleno o processo de construção de greve e isso não dá conta das nossas perdas salariais. Tenho a impressão de que os servidores irão ficar revoltados, já que 5% equivalem à inflação apenas deste ano, praticamente”, comenta Amauri Fragoso de Medeiros, do Andes-SN.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.