Enem: termina hoje (15) o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição

Quer fazer o Enem 2022, mas não tem como pagar a taxa de inscrição? Então, solicite a isenção, mas, atenção, o prazo será encerrado às 23h49 de hoje, 15. Para quem faltou à aplicação de 2021 é necessário fazer a justificativa de ausência.

Enem 2022
Enem: termina hoje (15) o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição (Imagem: FDR)

Todos os anos o INEP concede a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, esse benefício é concedido apenas aos estudantes que:

  • Curando a última série do ensino médio em 2022 em escolas públicas;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Se você atende aos requisitos, precisa correr e fazer o pedido, pois, ele será encerrado ainda hoje, às 23h59.

Pedido de isenção Enem 2022 e justificativa de ausência

Para fazer a solicitação você terá que acessar a Página do Participante e seguir os passos que aparecerão na tela.

Na solicitação o estudante precisa do:

  • Documento de identidade (RG) seu e de seus familiares que moram junto com você,
  • Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
  • Histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ambos com assinatura e carimbo da escola.

No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Para quem foi contemplado com a isenção de 2021 e não compareceu nos dias de prova, é necessário fazer a justificativa de ausência.

Nesse caso, o estudante deve enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestados médicos e boletins de ocorrência.

Lembrando que apenas documentos com assinatura do médico ou dos oficiais de justiça, por exemplo, serão aceitos, documentos feitos pelo próprio estudante não serão considerados.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.