Empréstimo pessoal está mais caro em três bancos; saiba mais

Em decorrência dos reajustes realizados pelo Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, os brasileiros que precisarem de um empréstimo pessoal este mês, terão que arcar com uma taxa pré-fixada de juros mais alta. É o que mostrou o levantamento mensal realizado pelo Procon-SP.

Nas principais instituições financeiras, os empréstimos passaram a ser concedidos com uma cobrança de juros de 6,77% ao mês, um aumento de 0,07 ponto percentual em comparação com a taxa média registrada no mês passado.

Taxas

No período analisado, apenas o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú subiram as taxas de juros. Considerando os três bancos, o Bradesco detém os juros mais altos, em 8,43% ao mês, crescimento de 0,17 ponto percentual ante o mês de março, o que representa uma variação positiva de 2,06%.

Já no BB, os interessados terão que arcar com juros de 6,17% ao mês, ante aos 5,99% cobrados em março, um acréscimo de 0,18 p.p, representado uma variação positiva de 3,01%.

No Itaú, por sua vez, os consumidores que pagavam uma taxa mensal de 8,10% em março agora vão pagar 8,18%. A variação positiva nesta situação foi de 0,99%.

Já no cheque especial, a taxa média ficou no mesmo patamar do registrado em fevereiro do último ano: nos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander ela está em 7,96% ao mês. 

A Caixa Econômica, diante do comparativo entre taxas cobradas, possui a mais baixa para os internados no empréstimo consignado. O banco do Brasil, por sua vez, tem o menor juro no cheque especial, de acordo com o levantamento.

No cheque especial, o dinheiro fica a disposição para que o cliente utilize quando achar necessário. Esta facilidade faz com que muitos usem limite do cheque especial como se fosse uma extensão da conta corrente.

Por conta da praticidade, muitos acabam usando o cheque especial com frequência. Desta forma é mais fácil cair na armadilha de sempre com contar com aquele limite de crédito.

Taxas de juros praticadas em abril

Instituição Empréstimo Pessoal Cheque Especial
Banco do Brasil 6,17% 7,73%
Bradesco 8,43% 8,00%
Caixa Econômica Federal 4,05% 8,00%
Itaú 8,18% 8,00%
Safra 5,90% 8,00%
Santander 7,89% 8,00%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.