Enem: amanhã (15) é o último dia para solicitar isenção da taxa de inscrição

Reta final para quem deseja a isenção no Enem 2022, o prazo será encerrado amanhã, 15. Têm direito a esse benefício os estudantes que atendem aos requisitos, para quem faltou no exame do ano passo ainda é necessário fazer a justificativa.

Enem: amanhã (15) é o último dia para solicitar isenção da taxa de inscrição
Enem: amanhã (15) é o último dia para solicitar isenção da taxa de inscrição (Imagem: FDR)

Estudantes que desejam solicitar a isenção no Exame Nacional do Ensino Médio 2022 têm até amanhã, 15, para fazer o requerimento, nessa sexta também encerra o prazo para justificativa de ausência no exame de 2021.

Quem tem direito à isenção no Enem?

Para ser contemplado com esse benefício o estudante precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Curando a última série do ensino médio em 2022 em escolas públicas;
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa.

Isenção Enem 2022

Para fazer a solicitação você terá que acessar a Página do Participante e seguir os passos:

Para pedir a isenção você vai precisar do documento de identidade (RG) seu e das pessoas quem compõem o seu grupo familiar, cópia do cartão com o NIS válido; histórico escolar do ensino médio ou declaração de conclusão do ensino médio em escola da rede pública de ensino com assinatura e carimbo da escola.

Para os estudantes bolsistas, é necessário ainda entregar uma declaração da escola comprovando essa condição.

Justificativa de ausência Enem

Se você foi contemplado com a isenção em 2021, mas, não compareceu nos dias de aplicação de provas, deve fazer a justificativa de ausência para solicitar a isenção novamente.

Nesse caso, o estudante precisa enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestados médicos e boletins de ocorrência.

O resultado do pedido de isenção e da justificativa devem ser divulgados no próximo dia 22 de abril também na página do participante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.