Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil?

Pagamento do Auxílio Brasil é retomado. Nessa quinta-feira (14), o Ministério da Cidadania retomou o cronograma de depósitos do projeto social. Quem foi contemplado em março, precisa consultar o cadastro para saber se permanece na folha orçamentária de abril. Confira o passo a passo, abaixo.

Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil? (Imagem: FDR)
Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil? (Imagem: FDR)

Considerado atualmente o maior projeto social do país, o Auxílio Brasil acaba de iniciar uma nova rodada de pagamentos. As mensalidades de abril já estão sendo depositadas para os beneficiários, mas é preciso confirmar a permanência no programa.

Como o governo seleciona os segurados do Auxílio Brasil?

O processo de inclusão dos cidadãos é feito através de uma triagem com base nos dados do Cadastro Único. Mensalmente, o Ministério da Cidadania consulta a plataforma para selecionar aqueles em maior situação de vulnerabilidade.

Uma vez em que um segurado é escolhido, ele fica ainda sujeito a fiscalização continua do governo. Caso haja atraso em sua documentação, o abono é imediatamente suspenso.

Passo a passo para consultar inclusão no Auxílio Brasil

  • Acesse o app e na sequencia informe o CPF;
  • Em seguida, informe sua senha;
  • Caso a pessoa não tenha conta em um dos aplicativos, é possível criar uma nova;
  • Ao acessar o app, na tela inicial, clique na opção de consulta de valores;
  • Havendo pagamentos a serem depositados em março, significa que você permanece no projeto.

Lista dos documentos fiscalizados no Cadastro Único

  • Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF): CPF ou Título de Eleitor;
  • Para os demais membros da família: um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
  • Para famílias indígenas e quilombolas: O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho;
  • O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.
  • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;
  • Carteira de trabalho (caso tenha).

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.