Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil?

Pagamento do Auxílio Brasil é retomado. Nessa quinta-feira (14), o Ministério da Cidadania retomou o cronograma de depósitos do projeto social. Quem foi contemplado em março, precisa consultar o cadastro para saber se permanece na folha orçamentária de abril. Confira o passo a passo, abaixo.

Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil? (Imagem: FDR)
Como consultar meu cadastro no Auxílio Brasil? (Imagem: FDR)

Considerado atualmente o maior projeto social do país, o Auxílio Brasil acaba de iniciar uma nova rodada de pagamentos. As mensalidades de abril já estão sendo depositadas para os beneficiários, mas é preciso confirmar a permanência no programa.

Como o governo seleciona os segurados do Auxílio Brasil?

O processo de inclusão dos cidadãos é feito através de uma triagem com base nos dados do Cadastro Único. Mensalmente, o Ministério da Cidadania consulta a plataforma para selecionar aqueles em maior situação de vulnerabilidade.

Uma vez em que um segurado é escolhido, ele fica ainda sujeito a fiscalização continua do governo. Caso haja atraso em sua documentação, o abono é imediatamente suspenso.

Passo a passo para consultar inclusão no Auxílio Brasil

  • Acesse o app e na sequencia informe o CPF;
  • Em seguida, informe sua senha;
  • Caso a pessoa não tenha conta em um dos aplicativos, é possível criar uma nova;
  • Ao acessar o app, na tela inicial, clique na opção de consulta de valores;
  • Havendo pagamentos a serem depositados em março, significa que você permanece no projeto.

Lista dos documentos fiscalizados no Cadastro Único

  • Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF): CPF ou Título de Eleitor;
  • Para os demais membros da família: um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
  • Para famílias indígenas e quilombolas: O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho;
  • O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.
  • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;
  • Carteira de trabalho (caso tenha).

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.