Auxílio Brasil: empréstimo consignado já está disponível?

Novo serviço de crédito é aprovado para os segurados do Auxílio Brasil. Na última semana, o Ministério da Cidadania informou que está trabalhando na consolidação de um empréstimo destinado as pessoas de baixa renda. O serviço deve ser solicitado pelo Caixa Tem, sob regras específicas. Confira.

Se você é beneficiário do Auxílio Brasil e deseja ter acesso a uma linha de empréstimo, fique atento. O Governo Federal acaba de anunciar a concessão de crédito através do Caixa Tem. O cidadão poderá comprometer até 40% do valor da sua mensalidade pelo programa, sendo 35% de crédito pessoal e 5% para despesas e saques com o cartão de crédito.

Quando posso solicitar um empréstimo pelo Caixa Tem?

Apesar da confirmação do poder público, o serviço ainda não está disponível. Ele deve ser autorizado a partir do mês de maio, quando o Ministério da Cidadania determinar as regras de concessão e demais informes sobre o custeio da folha orçamentária.

Segundo as informações já concedidas, todo mundo que recebe ao menos R$ 400 pelo Auxílio Brasil e manteve as datas de depósito do BF poderá solicitar o empréstimo. Atualmente, há cerca de 17,5 milhões de pessoas vinculadas no programa.

Como solicitar o empréstimo?

  1. Abra a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store), digite “CAIXA Tem” na busca e verifique se há a opção de atualizar. Utilize a versão 1.57.0 ou maior do aplicativo.
  2. Acesse o CAIXA Tem e atualize seu cadastro:
  • Informe seu endereço*
  • Informe sua renda*
  • Envie uma foto do seu documento de identidade (RG ou CNH)
  • Envie uma selfie (uma foto sua)
  1. A CAIXA fará a análise de crédito em até 10 dias, após a atualização do seu cadastro.
  2. Se o seu crédito for aprovado, você poderá solicitar o empréstimo na opção “SIM Digital – Crédito CAIXA Tem”.
  3. Com o empréstimo contratado, o dinheiro será depositado diretamente na sua Poupança Digital+.
  4. O pagamento das parcelas é debitado da sua Poupança Digital+.

Passo a passo para pedido no Caixa Tem

  • Baixe o CAIXA Tem nas lojas de aplicativos Play Store ou App Store. Utilize a versão 1.57.0 ou maior do aplicativo.
  • Abra gratuitamente sua Poupança Digital+ utilizando o CAIXA Tem na opção “Atualize seu cadastro”.
  • A CAIXA fará a análise de crédito em até 10 dias, após a abertura da sua Poupança Digital+.
  • Se o seu crédito for aprovado, você poderá solicitar o empréstimo na opção “SIM Digital – Crédito CAIXA Tem”.
  • Com o empréstimo contratado, o dinheiro será depositado diretamente na sua Poupança Digital+.
  • O pagamento das parcelas é debitado da sua Poupança Digital+.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.