Depois de quase oito décadas, a Porto Seguro anunciou que mudará sua marca, e passará a se chamar apenas Porto. A alteração foi comunicada nesta terça-feira (12) durante o evento Porto Day, pelo presidente do conselho de administração da companhia, Bruno Garfinkel.
Segundo Bruno Garfinkel, a Porto tem bastante clareza de sua proposta de valor. No entanto, a companhia percebeu que faltava ser reconhecida “por essa pluralidade de soluções para clientes e para empresas”. Sendo assim, o executivo anunciou que “a partir de hoje, a Porto Seguro é Porto”.
O presidente do conselho de administração alega que a mudança da companhia — de Porto Seguro para a holding Porto — se iniciou em 2020. Na ocasião, a empresa tinha estabelecido o objetivo de dobrar sua base de clientes até 2025.
Negócios da Porto Seguro terão marcas próprias
Garfinkel revelou que os empreendimentos da Porto ganharão, cada um, uma própria marca. Cada negócio ainda terá uma estrutura própria — e capacidade de crescimento individual.
A área de seguros será a Porto Seguros. A de saúde será a Porto Saúde. Já a de serviços financeiros terá o nome de Porto Seguro Bank.
O executivo declara que, com a marca e ajuda dos corretores, a Porto poderá “sonhar” ser relevantes em saúde, assim com tem sido em auto.
Há alguns meses, o banco digital Porto Seguro Bank está em fase de testes. A instituição financeira realiza sua estreia oficial com 3,5 milhões de clientes, ativos de crédito que totalizam R$ 13 bilhões, além de receita anual de R$ 3,6 bilhões.
Os clientes atuais de produtos financeiros da companhia, como o cartão, serão migrados para o Porto Seguro Bank. A conta digital da empresa está em fase beta.
De acordo com o presidente da vertical, Marcos Loução, houve a reestruturação de todas as soluções financeiras. Estas poderão ser acessadas por meio de um aplicativo para celulares. A empresa contará com um cartão, conta digital e outros recursos.
A companhia tem a proposta de ter um ‘superaplicativo’ que aumente o contato dos clientes com a Porto.
Em entrevista ao Estadão no mês passado, o presidente da empresa, Roberto Santos, informou que o cliente entrará na conta digital, verá a fatura do cartão — e a instituição concederá ofertas gratuitas para ele.