Fundos multimercado renderam 27% em 12 meses; conheça quais foram

Segundo levantamento realizado pela XP Investimentos, com 308 fundos multimercado, 205 tiveram um retorno bruto acima do CDI. O período considerado foi de março de 2021 a março de 2022, o mesmo do último ciclo de alta da taxa Selic. A informação foi divulgada pelo Valor.

Fundos multimercado renderam 27% em 12 meses; conheça quais foram
Fundos multimercado renderam 27% em 12 meses; conheça quais foram (Imagem: Montagem/FDR)

Entre os cinco melhores fundos multimercados, em 12 meses, a rentabilidade média foi de quase 27%. Os investimentos que se destacaram utilizaram uma estratégia relacionada ao aumento dos juros.

De acordo com Julio Fernandes e Bruno Marques, gestores responsáveis pelo XP Macro Plus FIC Multimercado — que teve um dos melhores retornos no período — houve uma aposta em ativos de países que aumentariam suas taxas básicas de juros.

Ao Valor, Bruno Marques informa que, diante da grande inflação pelo mundo, os gestores se posicionaram apostando em aumento não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Chile e México.

Apesar disso, ele declara que a estratégia atual é diferente. Desses países, existe posição somente ‘tomada em juros’, apostando em aumento nos EUA. Segundo o gestor, “A grande diferença é que lá eles estão muito pra atrás do ciclo de alta, então tem espaço para os juros subirem ainda mais”.

Para 2022, os gestores também apostam em títulos atrelados à inflação. Marques afirma estar gostando de NTN-B (Tesouro IPCA+) no Brasil. Isso porque um cenário de alta inflação não se soluciona tão fácil.

O gestor acredita que a inflação permanece alta por algum tempo. Apesar disso, ele ressalta que o Banco Central vem sinalizando que deseja finalizar o ciclo de aumento dos juros.

Márcio Fontes, gestor do ASA Hedge FIC Multimercado — que também se destacou no período — possui visão similar. Ao Valor, ele declara que entraram no radar o aumento dos juros no último ano, principalmente nos EUA. O gestor também considera que existe maior atenção atual para a inflação.

Fundos multimercado com melhores retornos em 12 meses

Entre março de 2021 a março de 2022, estes foram os fundos multimercado com melhores retornos brutos:

  • VISTA MULTIESTRATÉGIA FIC MULTIMERCADO: 37,22%
  • CAPSTONE MACRO A FIC MULTIMERCADO: 29,80%
  • XP MACRO PLUS FIC MULTIMERCADO: 23,34%
  • ASA HEDGE FIC MULTIMERCADO: 22,56%
  •  GAP ABSOLUTO FIC MULTIMERCADO: 21,91%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.