Enem: candidatos têm até sexta-feira (15) para pedir isenção da taxa

Estudantes que desejam solicitar a isenção no Enem 2022 têm até a próxima sexta para fazer o requerimento. O prazo também segue aberto para a justificativa de ausência na edição de 2021.

Enem: candidatos têm até sexta-feira (15) para pedir isenção da taxa
Enem: candidatos têm até sexta-feira (15) para pedir isenção da taxa (Imagem: FDR)

Na próxima sexta-feira, 15, às 23h59 termina o prazo para a solicitação de isenção e justificativa de ausência na edição de 2021 para quem deseja participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 sem pagar a taxa.

Têm direito a isenção os estudantes que se enquadrarem nas seguintes situações:

  • Curando a última série do ensino médio em 2022 em escolas públicas;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Pedido de isenção Enem 2022

Para fazer a solicitação você terá que acessar a Página do Participante e seguir os passos:

  1. Clicar em “justificativa de ausência/isenção”
  2. Resolver o desafio;
  3. Inserir o número do seu CPF e data de nascimento;
  4. E, então, iniciar o procedimento de para fazer a solicitação ou a justificativa.

Para pedir a isenção você vai precisar do documento de identidade (RG) seu e de seus familiares que moram junto com você, cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; uma declaração de conclusão do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.

No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Justificativa de ausência Enem

Para quem teve a isenção no ano passado e não compareceu, é necessário fazer a justificativa de ausência, nesse caso, o estudante precisa enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

O resultado do pedido de isenção e da justificativa devem ser divulgados no próximo dia 22 de abril também na página do participante. O prazo para recurso, caso o pedido seja negado, é entre 25 e 29 de abril.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.