Enem 2021: descubra quantos alunos tiraram nota máxima na redação

Após a divulgação das redações, os dados mostram que o número de estudantes que tiraram nota máxima no Enem 2021 foi menor que em 2020. Para atingir o desempenho máximo os participantes precisam atender às 5 competências cobradas na prova.

Enem 2021: descubra quantos alunos tiraram nota máxima na redação
Enem 2021: descubra quantos alunos tiraram nota máxima na redação (Imagem: FDR)

Os dados do INEP sobre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 mostram que 22 estudantes, em todo o país, tiraram a nota máxima na prova de redação.

Ou seja, mil pontos, o número da edição do ano passado é menor do que o de 2020, quando 28 estudantes obtiveram o melhor desempenho.

Correção das redações Enem 2021

No último dia 10 de abril, domingo, as correções detalhadas da prova de redação do exame e as notas dos treineiros foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para consultar basta acessar a Página do Participante usando o número do CPF e a senha cadastrada.

Essa consulta pode ser uma ótima alternativa para quem pretende fazer a prova nesse ano também.

Pois, os estudantes têm a oportunidade de conferir o seu desempenho em cada competência e podem se dedicar para melhorar.

Lembrando que não é possível interpor recurso quanto a correção da prova de redação do Enem. Para atingir essa nota máxima os estudantes precisam contemplar totalmente as seguintes competências:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Respeito aos direitos humanos

Por outro lado, Enem 2021 teve mais de 95 mil redações nota zero, os critérios para zerar essa prova são:

Fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.