Como fazer a prova de vida do INSS em 2022?

Prova de vida do INSS é reformulada. No início desse ano, o sistema da previdência informou que os cidadãos não precisarão mais fazer suas atualizações anuais de cadastro. O procedimento agora acontece de forma automática, mas é preciso ficar atento as documentações válidas. Confira.

Como fazer a prova de vida do INSS em 2022? (Imagem: FDR)
Como fazer a prova de vida do INSS em 2022? (Imagem: FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma atualização cadastral para atestar que o cidadão está apto para receber seu abono. Normalmente, ela era realizada presencialmente em uma agencia bancária, porém foram feitas mudanças em seu funcionamento.

Como está sendo feita a Prova de vida 2022?

Para fazer a prova de vida este ano, o cidadão não precisa se deslocar até uma unidade bancária ou acessar a base de dados do INSS. Na verdade, ele não precisa realizar nenhuma atividade, uma vez que o procedimento agora é automático e de responsabilidade do governo federal.

O INSS fará sozinho a prova de vida, utilizando sua base de dados e demais plataformas públicas de modo que ateste a atualização dos documentos dos cidadãos. A partir de um cruzamento de informações, será possível confirmar que o beneficiário segue apto a receber seus salários previdenciários.

“Vamos entregar para a sociedade o que é de direito dela e fazer o que é obrigação nossa. Vamos utilizar bases de dados de outros órgãos de atualização documental para obter a prova de vida do segurado”, afirmou José Carlos Oliveira, presidente do INSS.

“Essa é uma iniciativa histórica para o INSS. Antes o cidadão precisava comparecer presencialmente mesmo diante de dificuldades pessoais, de saúde, climáticas, ou distância da sua residência”, destacou o presidente do INSS.

Ele ainda informou que: “É um ganho para você brasileiro, para o INSS, para o Governo Federal, para a economia do País. Garantia de que o benefício será pago somente a quem tem direito”.

Quais documentos são consultados pelo INSS na prova de vida?

  • Registros de vacinação Consultas no SUS (Sistema Único de Saúde)
  • Comprovante de votação nas eleições Emissão de passaporte Emissão de carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Aquisição ou renovação de empréstimo consignado
  • Atualização dos dados do Cadastro Único

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.