Como escolher o melhor aplicativo de investimento?

Nos últimos anos, o mercado presenciou um enorme aumento no número de aplicativos de investimentos, fazendo com que fosse mais fácil para os novatos iniciarem sua vida no mundo dos investimentos. No entanto, com tanta variedade disponível, a escolha das melhores opções pode não ser a mais óbvia.

app de investimento

Pensando nisso, este artigo selecionou as principais sugestões de aplicativos para investir, levando em conta não apenas sua facilidade de uso, mas também sua reputação, segurança e performance em geral.

O que é um aplicativo de investimento?

Para quem é totalmente novo no ramo, os aplicativos de investimento nada mais são que ferramentas usadas para facilitar a vida dos investidores, trazendo informações úteis sobre o mercado e ajudando na organização das suas finanças.

Em suma, um bom app de investimento auxilia o usuário a lidar com suas tarefas financeiras do dia a dia, como transferir dinheiro para contas de investimento, manter registros dos gastos, trocar ações na bolsa de valores, entre outros.

Como escolher o melhor aplicativo de investimento?

Para escolher o melhor aplicativo de investimento para ganhar dinheiro ou apenas gerenciar suas finanças, o usuário deve se atentar a cinco critérios básicos: segurança, taxas, serviço de suporte, estabilidade e funcionalidades.

qual o melhor app de investimento

Segurança

A segurança deve ser uma prioridade em todo tipo de aplicativo de renda e isso tem diversos desdobramentos quando falamos de app de investimentos.

Para começar, é importante ter em mente que as melhores alternativas são sempre pagas, já que as opções de app de investimento gratuito oferecem riscos extras que não convêm aos usuários. Não apenas elas podem ser fraudulentas, como também podem conter malware disfarçado, ameaçando seus dispositivos e seu dinheiro.

De fato, um bom investidor sabe muito bem que, além de escolher seu programa de investimentos com cuidado, ele deve ainda empregar medidas adicionais de segurança ao acessá-lo, evitando conectar-se a redes Wi-Fi desprotegidas ou, pelo menos, fazer uso de uma conexão VPN para se proteger.

Além disso, os usuários devem se certificar de que o aplicativo tenha boas políticas de segurança para guardar seu dinheiro. Um recurso muito interessante é a manutenção dos seus ativos de maneira segregada ao da companhia que dirige o aplicativo, assim, eles ficarão protegidos mesmo se a empresa tiver uma má administração. 

Taxas

Como já mencionado, o melhor app para investir é certamente pago. Mas os custos de um serviço de qualidade muitas vezes não se resumem a apenas o preço do aplicativo, e os usuários devem se atentar às diferentes taxas aplicáveis a cada funcionalidade oferecida.

Muitos aplicativos cobram, por exemplo, uma comissão por transação. Outros impõem tarifas relativas à conversão de moedas diversas (fora os valores de conversão que podem ser variáveis). Há também restrições quanto à quantia mínima investida em cada depósito e outras taxas adicionais.

Portanto, antes de optar por um serviço em particular, os investidores devem colocar no papel todos esses descontos para verificar qual o melhor negócio para suas necessidades.

Serviço de suporte

O serviço de suporte é algo que muitos tendem a ignorar ou desconsiderar como não importante. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Embora o esperado seja que os usuários não encontrem nenhum problema ao usar o app de investimento escolhido, a vida real não é sempre tão conveniente assim. E é justamente quando as dificuldades aparecem que os clientes percebem como um bom serviço de suporte é essencial.

O mais recomendável é buscar um aplicativo que forneça um atendimento ao cliente humano, e não automático. Por mais que as respostas rápidas de um bot possam ser de grande valia, para questões mais complicadas, não há nada como um bom contato personalizado.

Estabilidade

Quando há eventos importantes no mercado, a movimentação intensa de venda e compra de ações pode causar problemas na plataforma de investimentos, como travamentos e instabilidades.

Para usuários que não desejam passar por inconveniências do tipo, verificar o histórico de desempenho dos serviços durante episódios de grande agitação no mercado pode ser uma boa escolha. 

Talvez nenhum aplicativo possa garantir uma experiência impecável durante esses momentos, mas, decerto, é possível minimizar as dores de cabeça ao buscar um que forneça o mínimo de estabilidade para sobreviver a tais tempestades.

Funcionalidades

Analisar as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo é outro passo indispensável na pesquisa do melhor app de investimentos. 

Um bom candidato deve fornecer não apenas o básico, mas também recursos adicionais, como notícias e artigos educativos de especialistas sobre o mercado, detalhes e informações gráficas para auxiliar os clientes a fazerem escolhas mais conscientes, e opções variadas de investimentos.

Os melhores aplicativos de investimento para 2022

app de investimento para ganhar dinheiro

A escolha do melhor app para investir depende enormemente da necessidade pessoal de cada investidor, mas abaixo estão algumas das principais escolhas disponíveis no mercado.

  • Mobills: ideal para planejamento das finanças, com recursos de categorização, emissão de relatórios em nuvem e gráficos de acompanhamento financeiro.
  • Finanças+: fazendo parte do aplicativo do banco BTG+, esse recurso permite ao usuário traçar limites de gastos, acompanhar suas transações em tempo real e cadastrar lembretes sobre suas despesas.
  • Kinvo: usado para o cadastro de investimentos, em sua versão premium, ele permite o acompanhamento de ativos nacionais e internacionais, com rentabilidade real abatida da inflação.
  • Gorila: aplicativo capaz de consolidar investimentos e atualizar seus valores de modo automático, gerando relatórios de rentabilidade e lista de pagamentos de dividendos, juros e demais proventos. 

Como fazer investimentos de maneira segura?

Para manter a segurança dos seus investimentos, algumas medidas devem ser empregadas. Abaixo estão listadas as mais relevantes.

  • Cuidado com promessas mirabolantes. Aplicativos que oferecem lucros exorbitantes com baixos riscos a curto prazo são um grande sinal de alerta. É sempre melhor adotar uma postura cética para evitar golpes e fraudes.
  • Proteção máxima às credenciais. A senha e o login para o acesso à sua carteira de investimento devem ser protegidos com todo o cuidado. Se possível, deve-se usar um gerenciador de senhas para gerar uma combinação forte e complexa para elevar o nível de proteção das suas credenciais, e garantir investimentos seguros.
  • VPN. O acesso ao seu aplicativo de investimento deve ser feito sempre numa conexão segura, e uma VPN pode ajudar nisso. Para quem não sabe o que é VPN, ela é um programa projetado com a capacidade de criptografar o tráfego de dados dos dispositivos, conseguindo assegurar a conexão dos usuários para que ninguém além deles possa ter acesso às informações trocadas em sua navegação.
  • Uso de programas antimalware. Por mais cuidado que o investidor tenha em suas atividades virtuais, é imprescindível que ele tenha um antimalware sempre a postos para neutralizar qualquer ameaça que, porventura, venha a assombrar seus dispositivos.

Conclusão

Com as sugestões acima descritas, qualquer um pode realizar seus investimentos de modo seguro e prático. Afinal, embora a escolha do melhor app de investimento para iniciantes ou usuários mais experientes dependa muito das necessidades particulares de cada um, no fundo, o essencial é o mesmo para todos.

Ao dedicar atenção aos detalhes mais importantes, como priorizar um aplicativo de investimento pago, dotado de boas práticas de segurança e funcionalidades úteis, todos os investidores poderão se beneficiar de uma experiência satisfatória, seja para o controle de investimentos ou para ganhar dinheiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.