Você sabia que é possível receber dividendos em dólar? Saiba mais

É possível receber dividendos em dólar. Os investidores brasileiros podem encontrar ao mesmo tempo uma fonte de renda passiva e conseguir exposição no mercado estadunidense optando por investimentos que pagam dividendos em dólar.

O funcionamento da distribuição dos proventos ocorre de maneira igual à do Brasil, apesar da tributação seguir suas próprias regras.

Compra de BDRs garante dividendos em dólar

No Brasil, a maneira mais fácil de conseguir o recebimento de dividendos em dólar é comprando BDRs, o Brazilian Depositary Receipts, este trata-se de papéis que representam ações de empresas negociadas nas bolsas internacionais.

Os papéis são negociados na B3, assim, quando as empresas internacionais repassam seus lucros, o investidor irá receber na conta da corretora. O valor é creditado em reais de acordo com o câmbio atual.

O investidor precisa ter conhecimento de que o valor em dólares dos dividendos anunciados pela empresa que por vezes excede US$ 1, pode ou não corresponder de maneira direta aos valores recebidos pelo investidor que tem os BDRs.

Fundos e compra direta de ações também é forma de receber dividendos em dólar

Atuar de forma direta no mercado estadunidense é uma maneira mais eficiente de receber dividendos em dólares. Para se inserir no mercado, é preciso abrir uma conta em alguma corretora dos Estados Unidos. 

Apesar de ser mais eficiente se encontrar dentro do mercado acionário norte-americano, o caminho pode ser mais burocrático e caro para a pessoa física por conta dos custos de remessa internacional.

A vantagem está em ter acesso a uma maior diversidade de produtos, bem como os ETFs, ou fundos de índices, que no país podem distribuir dividendos, o que não acontece no Brasil.

Outras opções que distribuem bons dividendos

Os chamados Real Estate Investment Trusts, os apenas REITs, são fundos imobiliários dos Estados Unidos que em geral tendem a distribuir dividendos considerados bons, todos os meses. 

Para quem possui conta em corretora do país, este pode comprar ações listadas na bolsa dos Estados Unidos de forma direta. O investidor deve ficar atento ainda aos produtos de renda fixa que realizam a distribuição, alguns deles são os títulos do governo estadunidense que paga cupons semestrais. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.