Pequenas empresas geram 220 mil empregos em fevereiro

O número de micro pequenas empresas no Brasil têm aumentado cada vez mais. Com isso, cresce também as vagas de emprego relacionadas a esses negócios; a pandemia pode ser um dos fatores de aceleração.

O número de micro pequenas empresas no Brasil têm aumentado cada vez mais. Com isso, cresce também as vagas de emprego relacionadas a esses negócios; a pandemia pode ser um dos fatores de aceleração.
O número de micro pequenas empresas no Brasil têm aumentado cada vez mais. Com isso, cresce também as vagas de emprego relacionadas a esses negócios; a pandemia pode ser um dos fatores de aceleração. (Imagem: FDR)

Em recente levantamento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, baseado em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), descobriu o saldo positivo relacionado às micro e pequenas empresas de todo o Brasil no mês de fevereiro desse ano.

Os dados foram divulgados no último dia 7 de abril e mostram que as pequenas empresas foram responsáveis por 220.066 novos postos de trabalho em fevereiro desse ano; esses negócios representam a cerca de 67% do volume total de oportunidades de trabalho se falarmos de empreendimentos de todos os portes.

Melhores desempenhos na geração de empregos

Falando dos setores, o maior destaque é para o de serviços, que foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos.

Em seguida está a construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho.

Em termos regionais a geração de emprego nas micro e pequenas empresas ficou da seguinte forma:

  • Melhor despenho para as empresas do Centro-Oeste, que abriram 27 mil postos de trabalho nas empresas de pequeno porte;
  • Em seguida está a região Norte onde foram geradas 20 mil oportunidades de emprego;
  • Em terceiro lugar está o Sul que gerou 17 mil contratações em fevereiro;
  • O Sudeste ocupa a quarta posição com 14 mil vagas abertas;
  • E o Nordeste teve 12 mil novos postos de trabalho.

Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Mesmo com esses números animadores, se comparado ao mesmo período de anos anteriores, os dados mostram uma queda, por exemplo, nos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.