Novo projeto do MEC visa aproveitamento de cursos técnicos no ensino superior; entenda

Foi lançado nessa semana pelo MEC, o Projeto Verticaliza que vai oferecer cursos técnicos e aproveitamento dos estudos. Nessa primeira etapa as instituições de ensino devem se cadastrar para ofertar vagas.

Novo projeto do MEC visa aproveitamento de cursos técnicos no ensino superior; entenda
Novo projeto do MEC visa aproveitamento de cursos técnicos no ensino superior; entenda (Imagem: FDR)

No último dia 6 de abril o Ministério da Educação lançou o Projeto Verticaliza que vai atuar de duas formas, na oferta de cursos técnicos de nível médio e no aproveitamento de estudos em cursos superiores.

Novo projeto do MEC

O Projeto Verticaliza tem o objetivo de oferecer capacitação profissional para o desenvolvimento de estudos de nível médio em cursos de nível superior de tecnologia. Serão capacitados 260 profissionais de 65 instituições.

A iniciativa é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Nesse primeiro momento, estará aberto o período de inscrições para as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que desejam ofertar cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais.

Todos os cursos que serão ofertados estarão organizados em 6 módulos, com 180 horas totais de atividades e duração de 3 meses.

O período de adesão das instituições é até 31 de maio. A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico terá início em julho.

O público-alvo são os profissionais indicados pelas instituições de ensino que aderirem ao projeto. No total, seis turmas serão capacitadas ao longo de dois anos.

As formações de nível médio podem ser conferidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Será possível escolher entre os seguintes eixos tecnológicos: controle e processos industriais; desenvolvimento educacional e social; informação e comunicação; infraestrutura; militar; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; recursos naturais; segurança; turismo hospitalidade e lazer; ambiente e saúde e gestão e negócios.

Enquanto os cursos superiores tecnológicos podem ser conferidos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos.

O participante que for aprovado nos seis módulos receberá o certificado de Aperfeiçoamento Tecnológico, emitido pelo Instituto Federal de São Paulo  (IFSP).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.