MEC oferece aos professores cursos voltados às áreas do novo ensino médio e mercado de trabalho

Mudanças no ensino médio fazem com atualizações sejam feitas pelos profissionais da educação. Parceria entre o Ministério da Educação e a UFPI oferece pós-graduação lato sensu para os professores.

Educação: MEC oferece aos professores cursos voltados às áreas do novo ensino médio e mercado de trabalho
Educação: MEC oferece aos professores cursos voltados às áreas do novo ensino médio e mercado de trabalho (Imagem: FDR)

O Novo Ensino Médio tem uma preocupação muito grande com a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, isso exige que os professores procurem adquirir cada vez mais conhecimento.

Para incentivar a qualificação nesse assunto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, oferece cursos de pós-graduação lato sensu.

Pós-graduação gratuita em educação

Com exemplos práticos de interdisciplinaridade, as cinco formações possuem 180 horas cada uma. Elas abrangem as quatro áreas do conhecimento:

Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e também o Mundo do Trabalho.

Os cursos foram pensados em oferecer aos profissionais os conhecimentos necessários para atuarem no novo modelo de ensino médio.

Para o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, as formações vão enfatizar o que é priorizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, algumas competências e habilidades.

“Iremos qualificar os docentes dentro do princípio da educação integral, para que auxiliem os estudantes na criação de soluções diante da complexidade do mundo”, comenta ele.

A pró-reitora de pós-graduação da UFPI, Regilda Saraiva, afirma que é muito relevante certificar os docentes do ensino médio com a especialização lato sensu.

“Esses professores são formadores de futuros docentes, técnicos, pesquisadores e outros profissionais que contribuirão para o desenvolvimento do país”.

Inscrições pós-graduação do MEC

As Formações, que são autoinstrucionais, estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVAMEC. No portal você encontra, inclusive, outras formações gratuitas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.