MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais

Inscrições no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal já estão disponíveis. O MEC oferece 100 vagas ao todo e será realizado na cidade do Porto, em Portugal.

MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais
MEC oferece formação de professores em Portugal; saiba mais (Imagem: FDR)

Oportunidade única para os professores da educação básica da rede pública de ensino, o Ministério da Educação oferece vagas no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal.

A ação faz parte do Projeto Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, em parceria com a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). O evento foi transmitido pelo canal da Capes no YouTube.

Curso do MEC em Portugal

O ABC integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender, que foi lançado em 2020.

A formação deve ter duração de seis semanas, com 240 horas de duração e vai acontecer entre novembro e dezembro desse ano na cidade de Porto, em Portugal.

Para participar é necessário atender aos requisitos que estão descritos no Edital nº 17/2022.

Lembrando que é necessário concluir o curso ABC, disponível pelo MEC em https://avamec.mec.gov.br, para ter acesso a essa oportunidade.

Os selecionados receberão os seguintes benefícios do MEC:

Inscrições curso de educação em Portugal

As inscrições acontecem até 6 de maio em duas etapas:

  1. Cadastro ou atualização do currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em https://eb.capes.gov.br/;
  2. Preenchimento do formulário e envio dos documentos no formato PDF, com tamanho de até 5 MB, pelo link https://eb.capes.gov.br/portal/http.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile