Universidade Aberta do Brasil oferece mais de 130 mil vagas para cursos de graduação e especialização

A UAB acaba de ter o edital de seleção divulgado pela Capes. São cursos de graduação disponíveis em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, além de oportunidades de especialização.

Universidade Aberta do Brasil oferece mais de 130 mil vagas para cursos de graduação e especialização
Universidade Aberta do Brasil oferece mais de 130 mil vagas para cursos de graduação e especialização (Imagem: FDR)

A Universidade Aberta do Brasil é uma instituição que atende a todo o país por meio de parcerias com instituições públicas.

O grande diferencial é a oferta de vagas em cursos de licenciatura e especialização na modalidade de educação à distância.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou um edital que oferece ao todo 131.102 vagas em cursos de graduação mais oportunidades em especializações.

O diretor de Educação Básica da CAPES, Carlos Lenuzza, esteve em Londrina na última semana e comentou sobre esse novo edital.

Segundo ele, a UAB é de extrema importância para a educação brasileira, pois, oferece oportunidade de formação de professores na educação à distância.

“O objetivo é oferecermos educação pública de qualidade, principalmente na formação de professores, mas também na área de formação pública. Uma novidade é a destinação de vagas para o processo produtivo, buscando empregabilidade”, disse Lenuzza.

Cursos de graduação na UAB

A UAB oferece principalmente oportunidades voltadas à formação de professores da educação básica.

O Edital nº 09/2022 apresenta as propostas selecionadas que foram apresentadas por universidades e institutos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal. São 369 cursos de licenciatura.

Nessa seleção, por exemplo, é possível encontrar vagas em cursos como letras (diversas habilitações), ciências biológicas, pedagogia, música, matemática, física, entre outros.

A seleção dos estudantes deve ser feita pelas próprias instituições que já podem, inclusive, realizar processos seletivos para preenchimento das vagas. De acordo com a Capes, não há um regra geral de inscrição para todos os cursos, e as seleções podem acontecer de acordo com o calendário letivo de cada instituição.

Assim, os interessados precisam observar as publicações das instituições do seu estado para saber quando acontecerá a seleção e as regras.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.