Segurados do INSS podem consultar seus benefícios sem sair de casa. Nas últimas semanas, as unidades de atendimento da previdência voltaram a realizar suas atividades presencialmente. No entanto, quem desejar evitar as longas filas ainda tem a oportunidade de usar as plataformas digitais do órgão. Confira, abaixo.
Cada vez mais o cidadão busca otimizar seu tempo através da atualização de plataformas digitais que evitem filas de atendimento. Para os segurados do INSS, é possível consultar o valor e situação dos seus benefícios através do site e também dos telefones. Ambos os procedimentos são gratuitos.
Por telefone
No caso do atendimento por chamada de voz, basta ligar para a central pelo número 135 e informar seus dados de identificação pessoal. Nome completo, número do CPF, data de nascimento e outros informes, serão solicitados pela atendente.
Na sequência, basta informar o serviço ou informação desejado e aguardar para que seu protocolo seja identificado. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pelo site
Outra forma de fazer consulta é pelo site Meu INSS. Nesse caso, é preciso fazer login também informando os dados de identificação pessoal e depois selecionar o serviço ou informação desejado.
- Faça login no Meu INSS;
- Clique na opção “Novo Pedido”;
- Digite o serviço que você quer;
- Na lista, clique no serviço/benefício desejado;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Pelo aplicativo
Por fim, há também o atendimento por app do Meu INSS. O login deve ser feito com os mesmos dados do site, sendo possível consultar informes sobre os seguintes benefícios:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
Depois que realizada a análise do seu protocolo, o órgão concederá as seguintes respostas:
- Habilitado: quando o pedido ainda está em avaliação;
- Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
- Indeferido: quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.