Brasil faz acordo com Austrália e intercâmbio fica mais ‘fácil’; saiba mais

Novo acordo deve facilitar o intercâmbio para jovens com idade entre 18 e 30 anos. O memorando já está assinado e deve começar a valer a partir de julho desse ano; entenda melhor sobre o assunto.

Brasil faz acordo com Austrália e intercâmbio fica mais 'fácil'; saiba mais
Brasil faz acordo com Austrália e intercâmbio fica mais ‘fácil’; saiba mais (Imagem: FDR)

A Austrália é um país bastante atrativo, seja pela cultura, pelos cenários ou pela qualidade de vida; tudo isso faz com que o intercambio para o país da Oceania seja o sonho de muitos brasileiros.

Esse sonho pode estar mais próximo de ser realizado com o memorando assinado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) no último dia 31 de março.

Intercambio na Austrália

O Itamaraty informou que o documento assinado pelo MRE 1° de julho desse ano.

Segundo o documento, anualmente 500 jovens brasileiros com idade entre 18 e 30 anos poderão entrar na Austrália com visto de trabalho ou estudo.

Essas pessoas terão permissão para ficar no país por 12 meses.

Para o vice embaixador da Austrália no Brasil, Andrew Edge, esse acordo pode se muito proveitosos para os dois países, pois, deve ajudar na criação de laços científicos.

Entre os destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros a Austrália ocupa o quarto lugar, com 19,46%; estando atrás dos EUA, que lideram o ranking com 51,41%; em segundo lugar, com 45,99%, está o Canadá e em terceiro Portuga, com 27,19%.

Dicas para o seu intercâmbio

1 Planeje

Essa etapa é importantíssima para você definir a cidade que vai, o curso ou o trabalho que pretende realizar.

Nesse momento as pesquisas são necessárias, busque informações com quem está lá ou já esteve, essas pessoas te darão uma visão melhor das realidades que você vai enfrentar e poderão até mesmo te fazer “recalcular a rota”.

É importante também se planejar financeiramente, afinal, a viagem tem custos não muito baixos.

2 Entenda o peso da sua escolha

Ser independente, conhecer um novo país, uma nova cultura pode ser bastante atrativo, mas, você precisa ter em mente o tamanho do desafio que vai enfrentar, afinal, é um novo país, uma nova cultura e um idioma totalmente diferente.

3 Acredite no seu potencial

Somos altamente adaptáveis às situações, então, lembre-se que você, mesmo em meio a todos os desafios, tem total potencial para concluir o seu intercâmbio e adquirir novas experiencias.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.