BBB 22: prova do líder aborda consórcios; entenda como funciona este produto financeiro

No último domingo (3), Paulo André Camilo venceu a prova do líder do BBB 22. Essa disputa foi patrocinada pela Ademicon Consórcio e Investimento, a maior administradora independente de consórcio do Brasil. Devido à temática da prova, muitos telespectadores demonstraram interesse pelos consórcios.

BBB 22: prova do líder aborda consórcios; entenda como funciona este produto financeiro
BBB 22: prova do líder aborda consórcios; entenda como funciona este produto financeiro (Imagem: Montagem/FDR)

Esta prova do líder do Big Brother Brasil mostrou vantagens do consórcio, como: investir com segurança, não precisa dar entrada, não ter juros, criar um planejamento financeiro, agilidade na liberação do crédito e alto poder de negociação à vista.

Prova do líder do BBB 22 aborda consórcios: entenda a modalidade

Segundo especialistas consultados pelo Estadão, consórcio é uma modalidade de acesso a crédito feito em grupo. Com isso, há o objetivo de comprar um veículo, imóvel ou outros tipos de serviços e bens.

Por exemplo, a Ademicon Consórcio e Investimento, que patrocinou a prova do líder do BBB 22, trabalha com três segmentos: consórcio de imóveis, veículos e bens. Essa empresa, inclusive, tem especialidade em consórcio há 30 anos.

Dentro do consórcio, mensalmente, cada participante insere uma quantia, estabelecida antecipadamente como parcelas, em algum fundo. O dinheiro é sorteado e, na forma de crédito, destinado para algum integrante do grupo comprar o respectivo serviço ou bem.

Os sorteios acontecem de forma gradativa, com periodicidade estabelecida previamente. Isso acontece até que todos os participantes do consórcio sejam sorteados e recebam o dinheiro inserido nas parcelas. Por conta desse formato, uma pessoa pode ser sorteada logo no início — ou apenas no final, por exemplo.

O diretor executivo da Wiz Parceiros, Rodrigo Salim, explica que os consórcios não possuem juros. No entanto, existe cobrança de taxa administrativa. Ele afirma que essa taxa é estabelecida com antecedência, no início do contrato, e não pode ser modificada.

No ano passado, o sistema de consórcios registrou um recorde histórico no país. No período, o acumulado de vendas chegou a 3,46 milhões de novas cotas. Isso representa uma alta de 14,6% em comparação ao ano anterior.

O volume de negócios totalizou 222,26 bilhões. Esse também foi um recorde para a modalidade, segundo informado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.