Vestibular 2022: Ufopa abre 1,4 mil vagas via Enem

Estudantes que fizeram o Enem de 2020 ou 2021 podem se inscrever no Vestibular 2022 da Universidade Federal do Oeste do Paraná. A oferta é de vagas em 42 cursos de graduação.

Vestibular 2022: Ufopa abre 1,4 mil vagas via Enem
Vestibular 2022: Ufopa abre 1,4 mil vagas via Enem (Imagem: FDR)

A Ufopa deu início ao período de inscrições no seu vestibular 2022 via Exame Nacional do Ensino Médio que oferece 1.4 mil vagas em vários cursos de graduação.

Vestibular 2022 da Ufopa

Apenas quem fez as edições de 2020 e 2021 do ENEM poderá participar do processo seletivo, para isso é necessário fazer a inscrição; as vagas estão divididas entre ampla concorrência e cotas sociais.

As cotas sociais correspondem a 50% do total de vagas, ou seja, 703, e são destinadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, incluindo 50% para famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita, incluindo pretos, pardos, indígenas e PcD.

Das 1.400 vagas ofertadas no processo e estão distribuídas da seguinte forma:

  • 130 são para os cursos do Campus de Santarém,
  • 72 para os cursos do Campus Juruti
  • 54 para os cursos do Campus Oriximiná,
  • 36 para o curso do Campus Alenquer,
  • 36 para o curso do Campus Monte Alegre,
  • 36 para o curso do Campus Itaituba,
  • 36 vagas para o curso do Campus Óbidos.

Inscrições vestibular 2022 Ufopa

Os vestibulandos terão até o dia 30 de abril para se inscreverem pelo site do Processo Seletivo Regular 2022 – UFOPA, as instruções para a realização do procedimento pode ser consultado acessando Passo-a-passo para inscrição Ufopa.

Caso o estudante tenha participado das duas edições do Enem, será considerada a nota mais alta no processo seletivo.

A Ufopa fará a consulta ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, para comprovar a participação do candidato e colher as informações necessárias.

Essa consulta será feita a partir do CPF informado na inscrição, por isso, fique atento ao inserir os seus dados.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.