INSS: aprenda a reagendar sua perícia médica pelo aplicativo

A greve dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem afetado drasticamente a capacidade de atendimento da autarquia, especialmente porque os segurados submetidos à análise destes profissionais não terão um resultado a respeito do benefício até que a perícia médica seja realizada. Esta já é a terceira vez que os profissionais paralisam as atividades. 

INSS: aprenda a reagendar sua perícia médica pelo aplicativo
INSS: aprenda a reagendar sua perícia médica pelo aplicativo. (Imagem: FDR)

Enquanto isso, os segurados precisam lidar com o transtorno de reagendar a perícia médica. A greve dos médicos peritos começou em meio ao clamor por um reajuste salarial na margem de 19,9%. O percentual foi estimado no intuito de conseguir suprir as perdas ocasionadas pela inflação desde 2019, bem como as reformas na organização da agenda diária de trabalho. 

Segundo os médicos do INSS, não havia equilíbrio na distribuição dos atendimentos da perícia médica entre os profissionais que atuavam no período matutino e vespertino, além do que, o direito a recessos e feriados não era respeitado. Foi então que surgiu a recomendação de greve por parte da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP). 

Portanto, enquanto os profissionais permanecem em greve, o regimento do INSS dispõe que os segurados façam o reagendamento dos serviços. O procedimento pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, bem como pela Central de Atendimento do INSS através do número 135. 

Qual o propósito da perícia médica?

A perícia médica é o procedimento criado pela autarquia com o propósito de verificar se a incapacidade alegada pelo segurado existe e se está em um nível que realmente o impeça de exercer a atividade profissional. Hoje, o procedimento é necessário para a liberação dos seguintes benefícios:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadorias da pessoa com deficiência;
  • Auxílio-acidente.

Como reagendar a perícia médica do INSS?

Os segurados da autarquia que tinham agendamentos para os dias de greve podem e devem fazer o reagendamento. Para isso, basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o site ou app Meu INSS;
  • Entre com seu CPF e senha e depois clique em “SERVIÇOS”;
  • Na aba “BENEFÍCIOS” clique em auxílio-doença;
  • Depois clique em “PERÍCIA” e opte por “REMARCAR PERÍCIA”;
  • Informe o número de documento e clique em “REAGENDAR ATENDIMENTO”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.