Open Finance passa a permitir ao cliente ter oferta de crédito de qualquer banco. A nova fase teve início na última quarta-feira, dia 30.
O Open Finance é o novo nome para o Open Banking, na fase iniciada recentemente os clientes de instituições financeiras poderão realizar o compartilhamento de dados para receber ofertas de empréstimos e financiamentos.
O programa do Banco Central visa a construção de uma infraestrutura que permitirá uma melhor troca de informações entre clientes de diferentes instituições financeiras habilitadas. Na nova fase, o intercâmbio de informações passa a permitir a oferta de crédito.
Bancos e instituições financeiras poderão contatar quem não é seu cliente com propostas de créditos para competir com as instituições às quais a pessoa tem ligação, oferecendo crédito mais barato com menores taxas de juros ou produtos mais adequados às necessidades do indivíduo.
Segundo o Banco Central, a princípio algumas operações não entrarão nas regras de compartilhamento, como é o caso das operações de crédito com garantia, como o home equity, além de consignados.
É seguro compartilhar dados no Open Finance?
A ideia da nova fase é simplificar o processo de contratação, além de trazer mais agilidade para o uso dos recursos. Apesar disso, o compartilhamento de dados é algo voluntário, o que significa que é uma escolha do cliente compartilhar ou não suas informações.
A disponibilização acontece por meio da interface do banco em que o cliente possua conta, com isso, a instituição que desejar entrar em contato com o cliente precisa ter um sistema de envio de proposta.
Para garantir a segurança das informações dos clientes, o Open Finance tem sido desenvolvido de forma conjunta entre o Banco Central durante anos com as instituições financeiras que participam do sistema. O objetivo é que o cliente tenha acesso as melhores ofertas como no livre mercado, com a segurança sendo uma das principais preocupações.
Critérios criado pelo Banco Central
Existem ainda os critérios pré-estabelecidos belo BC para que as propostas sejam lançadas pelos bancos, confira a seguir:
- propostas de créditos personalizada;
- transparência na solicitação de contrato e operação de crédito;
- experiência ágil e conveniente ao cliente;
- instituição precisa permitir comparação entre propostas.