Descontos dando lugar para o cashback: lojas oferecem até 50% do dinheiro de volta

Descontos estão dando lugar para o cashback e o sistema de recompensas passa a ser uma vantagem competitiva no comércio na hora de engajar clientes. Algumas lojas chegam a oferecer até 50% do dinheiro de volta.

Lojas utilizam suas carteiras digitais para oferecer cashback na transação. Diante das altas nos preços dos produtos em decorrência da inflação, consumidores enxergam no sistema de recompensas uma maneira inteligente de economizar.

Lojas com até 50% de cashback

As Lojas Americanas chegam a oferecer até 30% de cashback aos clientes que utilizam a carteira digital Ame para realizar compras na rede de lojas. Durante a semana do Dia do Consumidor de 2022, a empresa ofereceu aos seus clientes o cashback especial de até 50% nas transações.

A fintech PicPay também adotou o sistema de recompensas como forma de engajar seus clientes que recebem até 30% de cashback em compras feitas em sites parceiros. Para o diretor de marketing e estratégia do PicPay, Guilherme Telles, o dinheiro de volta é uma forma de trazer os usuários ao aplicativo para que assim tomem conhecimento de outros serviços e produtos oferecidos pela fintech. Além disso, com a volta do dinheiro para o aplicativo existe a estratégia de criar o hábito de uso, fidelizando o usuário.

Cashback como estratégia de mercado

O uso do sistema de cashback pelas empresas tem crescido nos últimos tempos diante da busca dos consumidores por alternativas para poupar dinheiro. Com isso, as carteiras digitais disputam clientes oferecendo porcentagens competitivas de cashback. O cadastro em geral é gratuito, o que também chama a atenção do consumidor para se engajar na proposta.

Com as datas comemorativas do calendário comercial, como o recente Dia do Consumidor e a Páscoa que se aproxima, as empresas realizam ações promocionais com seus parceiros para chamar a atenção de quem já utiliza o sistema e dos clientes em potencial. As porcentagens que inicialmente, no início do uso do cashback, eram de 5%, 10%, hoje chegam a 50%, ou seja metade do valor retorna para a carteira do cliente que pode utilizar de diversas maneiras a depender da sua necessidade e de como a empresa permite que o cashback seja utilizado.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.