Primeiro emprego: confira dicas valiosas para montar seu currículo

A busca pelo primeiro emprego pode ser um grande desafio para o jovem brasileiro. O currículo é o primeiro passo para sair em busca de uma oportunidade, esse cartão de apresentação deve ser adequado

Primeiro emprego: confira dicas valiosas para montar seu currículo
Primeiro emprego: confira dicas valiosas para montar seu currículo (Imagem: FDR)

Montar um currículo é sempre um desafio, ainda mais para quem não possui experiência e está em busca do seu primeiro emprego.

O que colocar no currículo? Como ser interessante mesmo sem experiência? Essas perguntas são normais nesse primeiro momento de contato com o mercado de trabalho.

Antes de tudo você precisa entender que o seu currículo é o seu cartão de vistas, ele “chega nos locais antes de você”, então, precisa ser interessante o suficiente para fazer com que o recrutador te chame para uma entrevista.

Primeiro emprego: Dicas para montar o currículo

Dados pessoais

Logo no início do documento você deve fazer uma espécie de “apresentação pessoal”.

Ou seja, inserir nome completo, endereço com CEP, cidade, celular, telefone para recados (caso tenha) e e-mail; se tiver perfil profissional em alguma plataforma também é interessante inserir o link.

Objetivo

Descreva de forma mais clara possível qual é a posição de interesse, você pode ser honesto e dizer que o seu objetivo é o “Primeiro Emprego”.

Resumo de qualificações

Pense nas habilidades que você tem, em formas positivas de contribuir para a empresa caso seja contratado.

Tente fazer com que a empresa enxergue que, mesmo sem experiência, você pode acrescentar muito a ela.

Formação acadêmica

O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante.

Se ainda está cursando, coloque a previsão de término.

Experiência profissional

Cite as suas contribuições, por exemplo, se fez um trabalho social, algum projeto acadêmico que valha a pena ser citado, entre outros.

Cursos complementares

Explore a sua formação, insira os cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados.

Idiomas

Lembre-se não vale a pena mentir, utilize essa aba apenas se a vaga que pretende concorrer exigir e você realmente tiver fluência em uma segunda língua.

A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

Informática

O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los.

Outras informações

Neste campo, o candidato pode informar experiências internacionais, trabalhos voluntários, atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.