Ibovespa em 135 mil pontos? Confira projeções de especialistas

Nesta quarta-feira (30), a Ativa Investimentos divulgou um novo relatório com estimativas para o Ibovespa. Diante do fluxo de capital estrangeiro, vistos no primeiro trimestre deste ano, os analistas preveem que o índice da bolsa de valores pode chegar a 135 mil pontos para o final deste ano.

Ibovespa em 135 mil pontos? Confira projeções de especialistas
Ibovespa em 135 mil pontos? Confira projeções de especialistas (Imagem: Montagem/FDR)

Os especialistas consideram que a onda de capital estrangeiro pode ser reforçada com investidores locais. Isso após o ciclo de aumento da taxa Selic finalizar — ou dar indícios que passará a diminuir.

A Ativa destaca que o Banco Central seguiu com a política monetária contracionista com uma inflação contínua no radar. Este cenário fez com que os investidores revissem suas previsões. De qualquer forma, os analistas consideram que grande parte desse ajuste já aconteceu.

Segundo o head de research da Ativa Investimentos, Pedro Serra, os investidores — locais e estrangeiros — observam oportunidades em commodities, e também em algumas companhias mais relacionadas ao crescimento econômico, com descontado valuation.

A Ativa não observa a bolsa de valores como uma compra estrutural. Apesar disso, ainda existem oportunidades em certas commodities e nomes domésticos. Os analistas seguem esperando uma elevação da volatilidade, e continuam optando por “nomes de mais qualidade”.

Cenários diferentes para o Ibovespa

A Ativa Investimentos estima três cenários para o Ibovespa:

  • Valor justo das companhias cobertas pela Ativa ponderado pelo peso do índice (números próprios), de cerca de 142 mil pontos;
  • Assumindo um múltiplo justo de saída para as companhias do índice (números de mercado e próprios), próximo aos 136 mil pontos;
  •  Preço/Lucro de saída par ao Ibovespa, ao considerar um desconto de 10% no Lucro esperado (números de mercado), aproximadamente 129 mil pontos.

Sendo assim, os analistas da Ativa consideram, para o final deste ano, um preço justo do Ibovespa de 135 mil pontos.

De acordo com os especialistas, este “número mágico” se refere a uma previsão aproximada do quanto o índice deveria valer. Os especialistas ressaltam que a estimativa pode mudar ao longo do ano, diante de novas premissas ou com possíveis novos eventos.

No fechamento desta quarta-feira, o principal índice da B3 encerrou em alta de 0,20%, aos 120.260 pontos. Este foi o maior nível de fechamento desde 20 de agosto do ano passado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.