Enem 2022: Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4)

Os preparativos para o Enem 2022 já começaram. A primeira etapa do processo seletivo será a isenção, que poderá ser solicitada a partir da próxima segunda-feira, 4; para quem faltou no exame o procedimento é um pouco diferente.

Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4) (Imagem: FDR)
Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4) (Imagem: FDR)

Começa na próxima semana o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022; o Edital n.º 14/2022, com todos os procedimentos, prazos e maiores detalhes foi publicando nessa semana.

Isenção no Enem 2022

Se você estava inscrito no exame de 2021, mas não compareceu, terá que fazer a justificativa de ausência antes de tentar pedir a isenção da taxa.

Nesse caso, o candidato deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência, todos os documentos deverão estar datados e assinados. No edital você encontra os documentos solicitados para cada um dos motivos aceitos descritos abaixo:

  • Assalto/Furto;
  • Acidente de Trânsito;
  • Casamento/União Estável;
  • Morte na Família;
  • Maternidade ou Paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho;
  • Deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Terão direito à isenção aquelas pessoas que: estejam cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além dessas pessoas, os participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também poderão solicitar a isenção.

No caso desse último grupo o candidato terá que informar o número de Identificação Social (NIS) único e válido durante a solicitação.

Os pedidos de isenção e as justificativas poderão ser feitos através da Página do Participante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.