Brasil cria 328 mil empregos com carteira assinada em fevereiro

Indicativos de empregabilidade apresentam recontratações no mercado de trabalho. Nessa semana, o governo federal divulgou o balanço de empregos formais em fevereiro. De acordo com o documento, cerca de 328.507 cidadãos tiveram a carteira assinada. Confira os detalhes, abaixo.

Mesmo com o país em crise econômica, o governo federal persiste na divulgação do balanço mensal de empregabilidade. O saldo de fevereiro foi de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos. Para fazer o levantamento, o poder público reformulou o cálculo do Caged.

Pronunciamento da equipe econômica

Segundo o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, esse foi o primeiro mês em que o país teve um total de admissões maior que 2 milhões de vagas, levando em consideração a série com declarações feitas dentro do prazo.

“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, acrescentou.

Detalhes do relatório

Pelo novo Caged, cinco grupos tiveram um saldo positivo com a empregabilidade. Foram registrados 215.421 novos postos com carteira assinada, divididos nas atividades de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

Diante dos números de fevereiro, o total de empregos formais ativos ficou em 41.157.217 vínculos, uma variação positiva de 0,8% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi saldo registrado é de 478.862 empregos com carteira assinada, decorrente de 3.818.888 admissões e de 3.340.026 desligamentos.

“Do ponto de vista das atividades econômicas, o saldo de emprego na modalidade de trabalho intermitente distribuiu-se por: serviços (6.906 postos), construção (1.115 postos), indústria geral (422 postos), agropecuária (207 postos) e comércio (178 postos)”, informou a pasta.

Para mais informações sobre vagas, acesse nossa página exclusiva de carreiras.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.