Itaú lança fundos de REITs, os ‘fundos imobiliários’ dos EUA

Nesta segunda-feira (28), a Itaú Asset, gestora do banco Itaú, anunciou o lançamento de seu primeiro fundo de ações com exposição ao mercado imobiliário dos Estados Unidos. A gestora nomeou o investimento como Itaú Index REITs.

Itaú lança fundos de REITs, os 'fundos imobiliários' dos EUA
Itaú lança fundos de REITs, os ‘fundos imobiliários’ dos EUA (Imagem: Montagem/FDR)

Os REITs (Real Estate Investment Trusts) são a versão americana dos fundos imobiliários brasileiros. O fundo disponibilizado pelo Itaú é um Equity REITs, com negócio ligado a empreendimentos físicos, em vez de títulos imobiliários.

O Itaú Index REITs replica o índice FTSE Nareit New Economy. Este é composto por ativos ligados a setores da nova economia.

Existe acesso a empreendimentos como Data Centers. que hospedam instalações digitais e servidores, assim como espaços de infraestrutura para telefonia celular — e também centro logísticos da cadeia do e-commerce.

Atualmente, 19 REITs compõem o índice FTSE Nareit New Economy. Estes são os segmentos inclusos: holding e desenvolvimento imobiliário, telecomunicações, equipamento de telecomunicações, serviços de computação, outros REITs especializados, REITs especiais e REITs industriais.

Fundo de REITs do Itaú tem indicação para investidores qualificados

O novo fundo do Itaú é direcionado somente para investidores qualificados, que têm mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras, das categorias Íon e Personalité.

A aplicação mínima é de R$ 1,00. O fundo cobra uma taxa de administração de 0,80%. Não existe taxa de performance.

Segundo o CEO do Itaú Asset, Carlos Augusto Salamonde, as vantagens do Itaú Index REITs possuem base em alguns pilares:

  • Dividendos estáveis (que são reinvestidos automaticamente pelo fundo e ajudam em uma estratégia de acumulação de capital);
  • Diversificação (o mercado imobiliário oferece baixa correlação com renda fixa e ações); e
  • Internacionalização (exposição cambial ao dólar).

O executivo ainda declara que a chegada desse investimento se alinha ao trabalho da gestora, de sempre se atentar às possibilidades e novidades do mercado financeiro mundial.

Com isso, ele informa que será possível disponibilizar aos investidores e clientes opções interessantes para as carteiras de investimentos.

Os REITs passaram a ficar mais conhecidos entre os brasileiros desde 2020, quando os BDRs (Brazilian Depositary Receipts, na sigla em inglês) passaram a ser disponibilizados para pequenos investidores. Desde então, qualquer pessoa pode negociar recibos de ações do exterior na B3, a bolsa de valores brasileira.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.