Home Office x Teletrabalho: qual a diferença?

Com a nova medida provisória o brasileiro tem ouvido bastante as palavras home office, teletrabalho e trabalho remoto.  Entenda a diferenciação entre as modalidades popularizadas na pandemia.

Muito antes da MP nº 1.108 ser assinada na última sexta-feira, 25, o “trabalho em casa” já havia sido adotado no Brasil; e não totalmente de forma voluntária.

Isso porque, as empresas se viram diante de um grande problema com a suspensão das atividades durante a pandemia, sendo o trabalho direto de casa a alternativa mais viável para boa parte delas.

Home Office x Teletrabalho

De modo geral, as duas modalidades de trabalho não possuem grandes diferenças.

No teletrabalho ou trabalho remoto o empregado tem a possibilidade de realizar as suas atividades fora dos escritórios, fábricas ou sedes das empresas em qualquer lugar, mesmo que em casa; geralmente são utilizados recursos tecnológicos, como notebooks, celulares ou tablets.

Enquanto que o home office é, na teoria, um trabalho realizado em casa, em tradução livre a palavra significa isso.

Ou seja, as duas formas de trabalho são as mesmas, o que mudaria seria unicamente a nomenclatura, pois, home office não é uma palavra em português.

É importante entender uma coisa, nem todo trabalho desempenhado fora da sede empresarial é caracterizado como teletrabalho.

Isso porque existe também a modalidade de trabalho externo, nela as atividades profissionais são realizadas em locais externos.

Exemplos dessa modalidade são os representantes comerciais, vendedores de lojas físicas, motoristas e certas categorias de prestação de serviço (operadores de lava-jato, edifício garagem etc.).

Vantagens do trabalho em casa

A quantidade de tempo poupado pode ser um fato interessante.

isso porque, não é necessário se deslocar para o local de trabalho.

Por vezes isso também pode diminuir os gastos com transporte e alimentação;

Além da opção do local de trabalho, você também a oportunidade de adequar o seu espaço como achar mais confortável e funcional.

Nessa modalidade existe uma flexibilização do tempo, principalmente se você não trabalhar em sistema de jornada de trabalho;

Todas essas modalidades são geralmente realizadas em casa, mas também pode ser realizado em outros lugares como restaurantes, cafés, ambientes de coworking.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.