60% dos gestores querem mudar de emprego em 2022

Pesquisa realizada pela OPTME aponta para o crescimento do desejo de mudança de emprego nesse ano. E a hora é agora! Em ano de eleição e copa do mundo, as melhores contratações devem acontecer até setembro, especialista comenta esse fenômeno.

60% dos gestores querem mudar de emprego em 2022
60% dos gestores querem mudar de emprego em 2022 (Imagem: FDR)

O especialista em empresas que passam por transformações e profissionalização, Marcelo Arone, comenta esse crescente desejo de mudança na carreira.

Arone também é Sócio Fundador da OPTME RH, desde 2015, empresa responsável pela pesquisa que demonstra esse sonho crescente.

Estamos em um ano com começo lento, mas, que, aos poucos, as coisas estão encaminhando, o contágio pela ômicron diminuiu, os escritórios estão reabrindo, e, ao mesmo tempo vivemos tempos de guerra que impactam mesmo nós que estamos há a continentes de distância.

A influência da guerra acontece da seguinte forma: marcas globais que até então tinham operações no leste europeu estão migrando suas operações, isso faz com que novas equipes precisem ser formadas.

Empregos em 2022

Esse ano é importantíssimo para todos os segmentos da vida no Brasil, isso porque, estamos em ano eleitoral.

Estamos em um ano eleitoral e de Copa do Mundo, que este ano acontecerá, excepcionalmente, em novembro. Além disso, historicamente, desde 2014, em anos eleitorais, 70% das contratações de alto escalão acontecem entre abril e setembro. Ou seja, a boca do jacaré está abrindo agora e é por isso que não dá nem para esperar a economia melhorar e nem para acreditar que é um ano perdido. Definitivamente, não é. Momentos de crise se mostram, muitas vezes, mais benéficas para determinados mercados”, comenta Arone.

Recentemente a OPTME realizou uma pesquisa que mostrou um dado um importante, de cada 10 gestores, 6 pensam em mudar de carreira, de emprego ou de cargo em 2022.

É justamente em busca desse perfil de funcionário, qualificado, que as empresas estão em busca.

Para as contratações, a turbulência deste ano pode ser a tempestade perfeita para mercado como serviços, consumo e tecnologia. Este ano marca uma espécie de renascimento, das pessoas e da sociedade em geral, que se sentiu presa durante tanto tempo. Geralmente, quando temos uma reviravolta desse tamanho no âmbito pessoal, tendemos a replicar na carreira e ir em busca da desejada virada de chave. Talvez essa seja a sua hora. De qualquer forma, é possível, sim, esperar ainda mais de 2022”, finaliza Marcelo Arone.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.