Renda fixa global tem pior queda da história; saiba mais

Os ativos de renda fixa global tem a pior queda da história. A queda de 11% supera a de 10,8% referente à crise financeira de 2008.

Além do mercado de ações, o mercado de renda fixa brasileiro tem sofrido com a movimentação do mercado em decorrência da Guerra na Ucrânia e suas consequências.

A queda de 11% na renda fixa é em relação à alta de janeiro de 2021, o valor corresponde a uma queda de US$ 2,6 trilhões nos valores do índice de mercado da Boomerang Global Aggregate Index.

De acordo com a agência, a inflação tem apresentado aumento em todo o mundo e com isso vem levantando dúvidas e preocupações referentes à competência da economia global quanto a capacidade de manter outro período de financiamentos. O rendimento dos títulos do Tesouro Americano dos últimos 10 anos chegou em 2,36% após uma queda de dois pontos, na última quarta-feira, em Nova York. 

Segundo a Bloomberg, os mercados globais de títulos sofrem uma perda nunca antes vista desde o pico de 2021. Com isso, os bancos centrais tentam combater a inflação com o  aperto da política monetária.

Entre as tentativas de combate à inflação, o FED, ou Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, tem buscado afastar investimentos do país e crescendo com a pressão inflacionária mundial. No momento, as ações globais registram perdas de cerca de 6%, apesar da recuperação vista nos últimos dias.

Ainda sofrendo com as consequências da pandemia da Covid-19, que teve início entre 2019 e 2020, sobre o mercado que resultou na alta da inflação global, o setor de investimentos enfrenta agora as adversidades propostas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. A volatilidade dos mercados internacionais impõe agora a necessidade de cautela e análise do contexto e dos acontecimentos diários.

A consequência do recuo dos mercados de renda fixa e das ações no ano de 2022 reflete no funcionamento do portfólio clássico 60/40, este apresenta o objetivo de equilibrar os déficits dos mercados de ações por meio do fluxo de caixa mais estável dos títulos de renda fixa.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.