Mercado Livre investirá R$ 17 bilhões no Brasil em 2022

Uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina, o Mercado Livre anunciou que aumentará o seu investimento no Brasil em 70% neste ano. O aumento equivale a R$ 17 bilhões e representa uma estratégia de crescimento e consolidação dos negócios no país, conforme informou a empresa em comunicado divulgado na terça-feira (22).

A maior parte desse investimento será aplicada no Mercado Pago, fintech do grupo que oferece serviços de pagamento, recarga de celular e transferências. Esse setor, inclusive, já responde por mais ou menos 1/3 do faturamento do Mercado Livre no Brasil.

O grupo também deve aplicar uma parte considerável dos novos investimentos na ampliação da sua capacidade de logística. Quatro novos centros de distribuição serão criados no estado de São Paulo, expandindo a capacidade de distribuição de produtos em todo o país.

O Mercado Livre vem contrariando a tendência de outros players do setor, que vêem com desconfiança a situação econômica no Brasil e na América Latina. A gigante do e-commerce vem expandindo sua atuação por aqui, focando cada vez mais nos serviços financeiros. Em 2021, o investimento na filial brasileira foi equivalente ao mesmo valor gasto nos quatro anos anteriores.

No mês passado, a empresa anunciou um investimento também robusto no México, de 1,47 bilhão de dólares. Esse valor também será aplicado em expansão de capacidade logística. O país foi responsável pelo maior lucro líquido do Mercado Livre na região no quarto trimestre.

Essa ampliação de investimentos se reflete na ampliação dos postos de trabalho. Em 2021, o grupo fez mais de 16 mil contratações em todo o continente, sendo 7 mil delas no Brasil. Em 2022 o movimento deve se repetir. Em fevereiro, a filial brasileira anunciou a abertura de mais de 750 vagas, principalmente na área de tecnologia.

O Mercado Livre foi fundado na Argentina em 1999, tendo começado a atuar no Brasil nesse mesmo ano. O grupo se expandiu nas décadas seguintes e diversificou os seus negócios, embora o comércio eletrônico continue sendo o seu forte.

O Mercado Pago, por exemplo, foi criado em 2003, para ser usado nos pagamentos dentro da plataforma. Hoje em dia, ele oferece serviços financeiros fora da plataforma e até maquininha de cartão.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.